Teve hoje lugar a 5ª edição do Concurso Nacional de Software organizado pela Microsoft Portugal, onde se procedeu à entrega dos prémios para os melhores projectos nacionais de desenvolvimento de software desenvolvido por empresas, instituições, estudantes e professores.

Este ano, o concurso registou 95 candidaturas, mais doze que no ano transacto, cinco das quais foram logo excluídas por não se enquadrarem nos padrões do concurso. Foram assim premiadas quinze aplicações nas categorias de Ciência, Educação, Gestão, Sites, Escolas e Universidades.

Na área de Ciência, O Instituto de Engenharia Biomédica (INEB), recebeu o terceiro prémio com a aplicação Sisporto TC. O segundo lugar coube à Universidade de Coimbra com o projecto Robtools 2.1 e o primeiro lugar, foi atribuido a Carla Vieira Faria e Pedro Ivo Faria, com a solução Pocket Voice.

O Pocket Voice é uma solução informática que permite a comunicação por símbolos pictográficos e ao mesmo tempo verbaliza as escolhas feitas pelo utilizador. Este sistema é direcionado a pessoas com dificuldades de comunicação verbal, capazes de interpretar imagens ou símbolos e responder a esse estímulo de uma forma consciente e voluntária. A plataforma Pocket PC possibilita a portabilidade do equipamento.

Na área de Educação, o Laboratório Psicolinguistica da Faculdade de Letras ficou com o terceiro lugar para o projecto "produção de materiais de apoio ao ensino da língua gestual portuguesa"; o segundo lugar coube à Porto Editora com a "História da literatura portuguesa" e o lugar de honra foi atribuido a Carla Vieira Faria e Pedro Ivo Faria, também vencedores do prémio Ciência, com a "Aventura na ilha das cores".

A "Aventura na ilha das cores" pretende estimular as capacidades de raciocínio e memorização visual e auditiva das crianças assim como estabelecer o primeiro contacto com o alfabeto e os números.Paralelamente, contém diversas actividades musicais e de pintura, bem como histórias originais que pretendem desenvolver a imaginação das crianças.

A FZ Agro Gestão - Consultoria em meio rural e a Centralbiz ficaram com o terceiro e segundo lugar respectivamente na área de Gestão. O primeiro lugar foi atribuido à Ebase com o projecto Restus 2000 Touchscreen.
Este projecto pretende garantir uma eficiente gestão comercial do seu negócio e ao mesmo tempo qualidade e rapidez no atendimento ao cliente. A restauração é o mercado alvo.

Na categoria de sites, a Mind - software Multimédia e Industrial recebeu o segundo prémio com o site www.nik.pt. O primeiro lugar foi atribuido à Porto Editora com o seu site www.portoeditora.pt. Este espaço reúne todo o universo interactivo do Grupo Porto Editora, desde sites para os mais variados públicos a funcionalidades como dicionários, clássicos da literatura, livrarias virtuais, notícias e outras informações úteis.

A escola E. B. 2º e 3º ciclos Dr. João de Barros recebeu o 2ª prémio na área de Escolas com o site www.ciberturma.online.pt. Já o primeiro lugar foi atribuído à Escola secundária francisco Franco com o site http://esff.madeira-edu.pt que surgiu como um aproposta de projecto final aos alunos do curso tecnológico de informática do 12º ano no âmbito da disciplina de aplicações informáticas.

O Instituto Superior de Agronomia recebeu o segundo prémio para a secção Universidades com o projecto "ISADim 1.0 A". O primeiro prémio foi atribuido ao Centro de investigação para tecnologias interactivas da Universidade Nova de lisboa com o "e-Tutor" (curso interactivo sobre correio electrónico e Internet).

Notícias Relacionadas:

Entrevista: Concurso de Software, uma iniciativa com continuidade

2002-05-03 - Concurso Nacional de Software Microsoft em fase final de avaliações

2001-05-24 - Priberam acumula prémios do Concurso Nacional de Software da Microsoft

2000-03-03 - Microsoft entrega prémios de software nacional

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.