A Microsoft anunciou que irá disponibilizar brevemente a verão beta do Windows XP Service Pack 2 no seu website para programadores. Esta incluirá novas funcionalidades ao nível da segurança e mais suporte para bluetooth e redes wi-fi, com a conexão entre um PC a um hotspot, mais facilitada.



Os melhoramentos de segurança da nova versão XP levaram à alteração do anterior Windows Firewall, para o Connection Firewall. Entre as principais diferenças contam-se o facto de o novo sistema de protecção de vírus ser accionado por defeito e proteger todas as portas de entrada de informação, proveniente de redes externas à do utilizador.



Na segurança a empresa destaca ainda novos mecanismos de bloqueio de pop-ups e de instalação de software não desejado. "O Windows Messenger deixa de estar incluído na próxima versão do XP por se ter mostrado um alvo preferencial dos ataques hackers", avança a C|Net citando Matt Pilla, gestor de produto do Windows. Em contrapartida, o novo pacote passará a suportar algumas funcionalidades do Windows Media 9.



A empresa garante que as melhorias têm por objectivo reduzir ao máximo os pontos vulneráveis do sistema, mas adverte que é praticamente impossível prever todas as possibilidades e eliminar por antecipação os possíveis tipos de ataques.


Para tentar minimizar estes ataques potenciais, a Microsoft optou também por automatizar o download de novos updates de segurança críticos. Esta ferramenta, desenvolvida a pensar nos clientes não empresariais - que muitas vezes não estão protegidos com firewall - procede às actualizações de segurança emitidas pela Microsoft, sem qualquer intervenção do utilizador.



A versão comercial do Windows XP SP2 estará disponível para venda no final do primeiro trimestre de 2004. Até lá a empresa garante que serão milhares os utilizadores que irão experimentar a versão de teste, entre gestores de TIs, programadores (via site da MSDN) e alguns utilizadores registados para o efeito.



Tal como é normal, esta versão contém apenas parte das novas funcionalidades desenvolvidas para a actualização, ainda sujeitas a alterações ou acrescentos.


"O Windows XP SP2 beta pretende fornecer aos programadores de software e profissionais de tecnologia uma oportunidade para testar as alterações introduzidas atempadamente, enquanto garante à Microsoft um feed-back dos seus clientes, relativamente às actualizações efectuadas, contribuindo para o desenho do produto final", explicou o mesmo responsável.



Notícias Relacionadas:

2003-10-29 - Microsoft retira Windows Messenger da próxima actualização do Windows XP


2003-10-10 - Microsoft vai lançar actualizações gratuitas de segurança do Windows 2003 e XP


2002-03-22 - Windows e Office XP respondem a utilizadores com necessidades especiais


2001-10-25 - Windows XP - um sistema operativo em ponto grande