Depois de ter visto aprovado o seu pedido de impedimento de utilização da marca Lindows na Holanda, a Microsoft iniciou um novo processo pretendendo agora que a empresa seja multada em 100 mil euros ao dia por continuar a permitir o acesso de internautas dos países Benelux (Holanda, Bélgica e Luxemburgo) ao seu site.



"É impossível para nós cumprir uma ordem tão abrangente (...) e a Microsoft sabe", afirma Michael Robertson, director executivo da Lindows, em comunicado, para quem a mais recente acção da gigante do software só demonstra que a empresa não está interessada em proteger a sua marca registada, mas sim em encerrar a Lindows.



No mesmo documento a distribuidora diz ter procedido à "retirada completa" dos seus produtos nos mercados visados, tendo colocado avisos de impedimento em cada uma das páginas do seu site. "Durante a apelo, os visitantes da Holanda, Bélgica e Luxemburgo não têm permissão para aceder ao nosso site ou comprar os nossos produtos", diz a mensagem de aviso. A audiência para este novo processo está marcada para 30 de Março próximo.



O caso que opõe a Microsoft à Lindows, por alegada violação da marca registada relativamente ao Windows, já dura há algum tempo. Nos Estados Unidos, os tribunais não foram favoráveis à empresa de Bill Gates, que viu negados os seus pedidos de encerramento de site e de impedimento de comercialização de produtos Lindows sob a mesma denominação.



Depois destas batalhas iniciais perdidas, a Microsoft decidiu levar o caso a tribunal em outros países. Embora a táctica de pedido de encerramento do site tenha falhado na Finlândia e na Suécia, um tribunal holandês acabou por dar razão à gigante do software.



Ainda no mês passado a Lindows anunciou a alteração do seu nome na região Benelux de modo a poder continuar a fazer negócio, lançando o site Lin---s (Lindash).



Notícias Relacionadas:

2004-02-18 - Lindows transforma-se em Lind---s para contornar decisão de tribunal

2003-12-12 - Tribunal sueco suspende comercialização de produtos Lindows a pedido da Microsoft