Depois da Sony ter reduzido o preço da versão de 60 Gigabytes da PlayStation 3 nos Estados Unidos para os 499 dólares, é a agora a vez da Microsoft também baixar o valor de venda nas lojas, embora de forma mais modesta. A maior redução é de 50 dólares na versão da Xbox 360 com 20 Gbytes de disco e na Xbox 360 Elite, enquanto a versão mais básica só baixa 20 dólares.

A possibilidade da empresa reduzir os preços tinha já sido avançada mas foi agora confirmada para o mercado norte-americano, de forma exclusiva. Não se sabe ainda como vai a Microsoft actuar no mercado europeu, se reduzirá os preços ou aumentará o pacote de ofertas, como fez a Sony.

Ainda no mês passado a Microsoft tinha anunciado uma redução para o periférico que permite ler DVDs, que desceu de 199 para 197 dólares. Com esta nova baixa de preços a versão mais básica da Xbox passa a custar 279 dólares, enquanto a versão de 20 Gbytes fica nos 349 dólares e a Elite nos 449 dólares.

O mercado de consolas de vídeo continua bastante concorrencial e as descidas de preços ajudam a impulsionar vendas, fazendo a diferença nos números das empresas. Segundo os números divulgados pela Sony, a descida do preço da PS3 motivou os consumidores norte-americanos a adquirirem 98,5 mil plataformas em Junho, o que deu origem a um aumento de 21 por cento nas vendas face aos registos de Maio.

Apesar destes números, as concorrentes Wii e Xbox 360 continuaram a dominar o mercado norte americano, com a consola da Nintendo a vender 381,8 mil unidades enquanto que a da Microsoft atingiu vendas na ordem das 198,4 mil unidades, o que corresponde a aumento de 13 e 28 por cento, respectivamente, face às vendas de Maio.

Notícias Relacionadas:

2007-07-27 - Leitor de HD DVD para a Xbox fica mais barato nos Estados Unidos
2007-07-09 - PlayStation 3 mais barata nos Estados Unidos e Canadá