Na primeira baixa de preços do Surface Pro, a Europa foi deixada de fora pela Microsoft, que limitou a redução no preço do tablet ao mercado doméstico, embora o TeK na altura tenha conseguido confirmar junto da Microsoft Portugal que a redução também chegaria ao mercado local.



Ao velho continente aplica-se até agora apenas o desconto de 150 euros introduzido pela fabricante para o Surface RT, o modelo com Windows RT e piores resultados de vendas. Agora a empresa confirma à imprensa internacional uma alteração da estratégia e a extensão da política de revisão de preços também ao modelo mais caro e com maior procura.


Nos Estados Unidos o desconto que ao longo do mês de agosto tem sido aplicado ao Pro vai tornar-se permanente e a mesma decisão estende-se a outros mercados. Na Europa, o desconto no preço de partida do Surface Pro de 64 GB e 128 GB será idêntico e rondará os 100 euros.



Nas lojas portuguesas essa baixa já é visível, como também já está em destaque no site da Microsoft. A versão de 64 GB do Surface Pro deixou de custar os iniciais 879 euros, para passar a custar 779 euros. A versão de 128 GB está à venda por 879 euros.



O esforço da Microsoft para aumentar as vendas do Surface não fica por aqui. A empresa também reforçou o programa de parceiros, anunciando a disponibilidade do modelo para 17 mercados europeus. Até meados de agosto, quando a medida foi revelada, só nos Estados Unidos é que a Microsoft estava a recorrer à rede de parceiros para levar os novos tablets ao segmento empresarial.



O objetivo é reforçar os canais de venda nestes segmentos: empresas e sector público. Entre os 17 mercados que passam a ser servidos através de parceiros de canal está Portugal, como detalhava a 15 de agosto a Microsoft no blog do Surface.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico