A crescente popularidade das aplicações de messaging na Internet e nos telefones móveis tornou esta área um dos principais focos de interesse na Microsoft que anunciou ontem uma parceria com a RIM para o desenvolvimento da compatibilidade entre as aplicações das duas empresas. Em simultâneo a companhia de Redmond afirmou estar a desenvolver software que permite a ligação de equipamentos móveis que usam o Windows Mobile a servidores empresariais de Instant Messaging que possuam o Live Communications Server 2005.



A RIM (Research In Motion) vai agora utilizar o Live Communications Server para desenvolver com a Microsoft soluções de Instant Messaging empresariais e informação de presença nas suas redes, abrangendo a comunicação para PCs, telefones fixos e equipamentos móveis Windows Mobile e RIM BlackBerry.



A conectividade em tempo real através de Instant Messaging mas também a informação da presença online e do estado de disponibilidade de cada utilizador poderá assim ser uma mais valia nas redes empresariais fixas e móveis, pretendendo as empresas resguardar estas soluções dos actuais problemas de segurança dos sistemas de IM.



A estratégia de desenvolvimento de soluções empresariais de Instant Mesaging tem vindo a ser assumida por várias companhias e a Microsoft já tinha afirmado ser esta uma das linhas de evolução das suas aplicações. "O Instant Messaging e as soluções de presença estão a assumir um papel cada vez mais importante no apoio a trabalhadores na área da informação para se manterem em contacto com contactos empresariais críticos e tomar melhores decisões de forma mais rápida", afirma Gurdeep Pall, vice-presidente corporativo do grupo de Real-Time Collaboration da Microsoft.



Nesta colaboração entre a RIM e a Microsoft, a solução BlackBerry poderá ser a primeira a chegar ao mercado, já que as previsões apontam para o final deste ano enquanto a Microsoft apenas apresentará até essa data uma versão beta.



Também ontem a Microsoft comunicou que está a desenvolver software que permitirá alargar a comunicação do Live Communications Server 2005 a equipamentos móveis que utilizem Windows Mobile. Como primeiro passo desta iniciativa a empresa vai lançar em breve uma versão cliente do Live Communications Server 2005 para Windows Mobile, permitindo a comunicação entre as redes empresariais de Instant Messaging e os dispositivos móveis.



Notícias Relacionadas:

2005-04-11 - Siemens e Microsoft detalham estratégia para Portugal na área das comunicações em tempo real

2005-03-09 - Bill Gates detalha estratégia da Microsoft para comunicações em tempo real