A Microsoft irá deixar de distribuir vários produtos que incluíam a Java Virtual Machine até ao final do ano. Esta decisão é fruto da assinatura de um acordo legal com a Sun Microsyatems, resultante de uma disputa sobre os direitos de utilização da tecnologia Java.

Entre os produtos em causa destacam-se todas as versões do Windows 98, excepto a segunda edição da mesma, Windows NT 4.0 Terminal Server Edition, todas as edições do Office 2000, Office XP Developer Edition e SQL Server 7, afirma Tony Goodhew, gestor de produto da Microsoft à PC World. Depois de ter definido a data de descontinuação destes produtos para 15 de Dezembro, a Microsoft viria a alterar o deadline para 23 de Dezembro de forma a permitir que os clientes façam ainda o download de alguns conteúdos que terão de ser retirados do site.

"Existe uma lista de produtos que não podemos distribuir até 2 de Janeiro de 2004 porque incluem uma versão da Java Virtual Machine que não podemos agora distribuir em resultado do nosso acordo com a Sun", afirma Goodhew à mesma fonte.

Esta iniciativa da Microsoft resulta da assinatura, em 2001, de um acordo extra-judicial com a Sun na sequência da acusação de que estava a distribuir e licenciar produtos que incluíam uma versão da tecnologia Java - uma linguagem de programação desenvolvida pela Sun - e que não eram compatíveis com as outras aplicações do mercado.

A Microsoft comunicou ainda que, até ao final do ano, irá proceder à respectiva actualização de alguns dos seus produtos sem a Java Virtual Machine de forma a poder continuar distribui-los nos termos do acordo assinado com a Sun.

Notícias Relacionadas:

2003-01-16 - Juiz obriga Microsoft a integrar Java em Windows no prazo de 120 dias
2002-12-24 - Microsoft perde em caso antitrust privado da Sun

2001-01-24 - Microsoft paga 4,3 milhões de contos à Sun