Apenas 20 meses após o lançamento do Windows XP, a Microsoft já está em fase de desenvolvimento do sucessor desse sistema operativo conhecido pelo nome de código Longhorn, cujo início de comercialização deverá ocorrer em 2005. A gigante de software acredita que os utilizadores estarão dispostos a actualizar a plataforma nessa altura, à medida que os computadores pessoais se forem tornando mais poderosos, rápidos e baratos.
Embora até agora os pormenores relativos ao novo sistema operativo divulgados ao público tenham sido escassos, a Microsoft já começou a solicitar o envio de sugestões aos fabricantes de hardware e produtoras de software em relação às principais funcionalidades do Longhorn, no que se refere aos gráficos e funcionalidades de segurança.
O objectivo da Microsoft é fazer com que as melhorias introduzidas no Windows se revelem suficientes para convencer os utilizadores a efectuarem a actualização e limitar a crescente concorrência do Linux. Apesar de ter demonstrado algumas das funcionalidades da plataforma na semana passada, durante uma conferência de engenharia de hardware, a empresa pretende guardar segredo até uma data mais próxima do lançamento do Longhorn, uma vez que o produto ainda se encontra em desenvolvimento.
Contudo, alguns sites de notícias e rumores sobre a Microsoft já divulgaram online imagens de supostas versões alfa do novo Windows, evidenciando algumas das suas funcionalidades inovadoras, em especial no que se refere ao design básico e ao funcionamento interno. Segundo a agência Reuters, a tecnologia de
segurança anteriormente conhecida pelo nome de código Palladium, que ainda se encontra em processo de desenvolvimento, deverá fazer parte do Longhorn.
A Palladium irá permitir proteger a informação que passa através do
software e do hardware. Desta forma, a Microsoft poderá
encriptar a sequência de teclas pressionadas do teclado, o que dificulta a descoberta de uma password secreta ou a detecção de informação
confidencial. Mas, alguns grupos de defesa dos consumidores e concorrentes da companhia acusaram esta tecnologia de ceder demasiado controlo à produtora de software, dado que também facilita o controlo dos utilizadores e a detecção de cópias ilegais do software da Microsoft.
Outra novidade do Longhorn é um sistema de ficheiros que permite que o sistema operativo armazene mais dados de uma forma mais eficiente. Baseado em tecnologia de bases de dados, este sistema destina-se a facilitar o armazenamento de diferentes tipos de ficheiros, que são automaticamente categorizados, e a organização dos ficheiros sem a utilização de pastas. Irá também facilitar o armazenamento e consulta de dados em diferentes suportes, como um servidor ou outro computador situado num local diferente.
A diferença substancial neste novo Windows reside, contudo, no
design do ambiente de trabalho. Demonstrações recentes realizadas pela companhia deram a entender que a produtora de software pretende dar mais destaque ao comportamento das janelas. Assim, as janelas individuais do Longhorn serão semi-translúcidas, o que facilita a visualização dos conteúdos de uma janela escondida por detrás de outra. Todas estas inovações vão no sentido de levar os utilizadores a renovarem ou actualizarem o seu hardware, de forma a que funcione correctamente com o novo software.
Notícias Relacionadas:
2003-05-07 - Microsoft revela protótipo da tecnologia Palladium
2003-04-24 - Windows
Server 2003 da Microsoft lançado hoje com reforço da segurança
2002-11-15 - Sistema
operativo Longhorn da Microsoft será apenas para
computadores-clientes
2001-07-26 - Microsoft prevê lançar Longhorn depois de Windows XP
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
Site do dia
Guarde e organize os posts favoritos da rede social X com esta extensão do Chrome -
App do dia
Se precisa de relaxar experimente a app Chill para gerir o stress e o sono -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários