Na sua apresentação, a Microsoft salienta a criatividade dos utilizadores do Surface e a vontade de continuar a apoiar profissionais e criadores de conteúdos, numa mensagem de agradecimento pelos 10 anos de Surface. Panos Panay, líder de produto da Microsoft, salienta essa jornada de uma década e a evolução da tecnologia em formas mais naturais. Uma das ideias que sempre passou pela cabeça da equipa, quando ainda estava a conceber o Surface, centrava-se naquele que seria o periférico que iria substituir o rato. A ideia começou com a pessoa, com o humano, a forma como se conectam, através do tato, do visual, etc. E isso deu origem ao Surface, exatamente há uma década.

E agora pergunta-se, qual será a próxima inovação para o Windows PC, não como o substituir, mas como o expandir através da tecnologia. “E mais uma vez, tudo começa contigo”, destaca o executivo. O Windows 11 e o poder da cloud são elementos-chave dessa evolução.

Palavras que se focaram no novo Surface Laptop 5. Tem 13,5 ou 15 polegadas de ecrã, alimentado pelo processador Intel Evo de 12ª geração. Salienta o seu ecrã mais responsivo e suporte para Thunderbolt 4 e USB-C. Tem colunas com Dolby Atmos e uma bateria que dura todo o dia. O Laptop é o seu produto preferido, focado naquilo que mais interessa às pessoas. Abrir a tampa é brindado com o Windows Hello e está pronto a funcionar. Promete um teclado mais confortável e com capacidade de responder às pressões necessárias para trabalhar.

Veja na galeria imagens do Surface Laptop 5:

No modelo de 13,5 polegadas promete uma bateria para todo o dia de trabalho, suportado por carregamento rápido. O modo Focus disponível no Windows 11 garante mais produtividade. Ainda sobre o ecrã, tem Dolby Vision, garantindo mais espaço disponível na área de trabalho. A webcam adapta-se automaticamente a qualquer iluminação do ambiente, para melhorar a experiência durante as videoconferências.

A Microsoft promete a ter a nova certificação Carbon Aware, um novo selo da fabricante que distingue os equipamentos que estão a ajudar a atingir os objetivos carbónicos até 2030.

O Surface Laptop 5 está em pré-venda na Microsoft Store, com a oferta dos Surface Earbuds, a partir de 1.209 euros.

Atualização do Windows 11 já está disponível. Veja as novidades e como instalar no seu computador
Atualização do Windows 11 já está disponível. Veja as novidades e como instalar no seu computador
Ver artigo

A fabricante fez ainda uma revista às novas funcionalidades do Windows 11. Na barra de tarefas, os utilizadores vão ter acesso a um menu de overflow para visualizar todas as aplicações excessivas, num único espaço. Por fim, a Microsoft vai alargar a partilha para mais equipamentos, incluindo outros computadores desktops através da partilha nas proximidades.

De forma a aumentar a produtividade dos utilizadores, o Windows 11 conta com novos layouts do Snap, assim como uma nova funcionalidade Focus. Basicamente quando inicia uma sessão no Windows, ativando o foco, o sistema vai ativar a função "Não incomodar", silenciando dessa forma as notificações e outras informações da barra de tarefas. Também a aplicação do Relógio vai assumir estas ferramentas, neste caso com temporizadores para ajudar o utilizador a gerir o seu tempo.

Foi ainda revelado a integração do Windows com o Apple iOS, através da aplicação Xbox, com a aplicação Apple Music disponível, assim como o Apple TV+, diretamente no PC.

O Surface Pro 9 era outro modelo que também se esperava apresentado e a Microsoft confirmou. Tem variações de processador entre Snapdragon da Qualcomm e o Intel Core de 12ª geração. O seu suporte rápido permite colocá-lo numa mesa para uma videochamada ou ver um filme e com apenas um clique, abre-se o teclado, transformando-se num computador. O sistema tem um ecrã de 13 polegadas, que a fabricante diz ser topo de tecnologia, a nível de cores e brilho. Outra novidade é o suporte a conetividade 5G, garantindo ainda assim até nove horas de autonomia.

Veja na galeria imagens do Surface Pro 9:

A pen digital é guardada numa nova concavidade do teclado, que fica escondido debaixo do ecrã, para maior proteção. A empresa diz que a experiência de desenhar o escrever no ecrã é muito próxima de uma caneta e papel. O GoodNotes é uma nova aplicação para os utilizadores desenharem e escreverem livremente. A sua webcam ajusta-se automaticamente ao utilizador ou mais que um, mantendo-os sempre enquadrados. A nova câmara do computador é descrita como profissional e cinematográfica, preparada para criadores de conteúdos, juntamente com o Studio FX.  O novo NPU pode ser ligado para cortar todo o ruído em redor do sujeito, permitindo fazer chamadas mesmo em locais com muito barulho. O sistema foi demonstrado a cancelar o barulho de um secador de cabelo durante a chamada.

O modelo chega a Portugal por um preço a partir de 1.329 euros em cores Platina, Grafite, Safira e Floresta. Durante a pré-venda pode ainda receber como oferta uma Surface Slim Pen 2.

Por fim, o terceiro computador da família é o Surface Studio 2+, que promete ter o dobro da potência do original, oferecendo um ecrã com uma resolução de 4K, com suporte a Dolby Atmos e Vision. O novo suporte de moldura permite colocar rapidamente o ecrã PixelSense de 28 polegadas na posição necessária e tem o pormenor do Windows 11 se adaptar a essa mesma posição do ecrã. Este computador foi feito para profissionais, podendo ser personalizado às necessidades de cada utilizador.

O computador tem um processador Intel i7 de 11ª geração e um GPU NVidia RTX 3060 com 6 GB de RAM. Tem três portas USB-C com Thunderbolt 4 na parte traseira, permitindo ligar até três monitores 4K. Tem 32 GB de RAM DDR4 e 1 TB de armazenamento interno SSD. Juntamente com este novo equipamento, a Microsoft introduziu o Microsoft Designer, uma nova aplicação de design gráfico dentro do Microsoft 365 alimentada por Inteligência Artificial com DALL∙E 2. Pode adquirir o computador a partir dos 5.389 euros.

Todos os modelos chegam oficialmente às lojas nacionais a partir do dia 25 de outubro.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação sobre os preços e disponibilidade em Portugal. Última atualização: 18h51.