A Microsoft vai começar a testar de forma mais alargada a futura versão do seu Office durante o terceiro trimestre deste ano, enquanto prepara o lançamento final da suite para a primeira metade de 2010.

A informação é veiculada num artigo publicado na Cnet, onde se indica também que o pacote de produtividade já tem designação definitiva para substituir o nome de código Office 14: Office 2010.

As previews técnicas que se seguem são mais limitadas do que as betas públicas, e são normalmente destinadas a utilizadores especializados.

Esta versão de testes irá incluir as versões para desktop do Word, Excel, PowerPoint e OneNote e as versões baseadas em browser das aplicações.

Segundo a Microsoft, as versões para browser serão um pouco mais limitadas do que as destinadas ao desktop, mas irão incluir capacidades de edição. A par do Internet Explorer, estas versões do Office correrão no Safari e no Firefox.

Entretanto a Microsoft também confirmou que o Service Pack 2 para o Office 2007 será lançado no próximo dia 28 de Abril. A empresa já tinha adiantado que a primeira grande actualização à suite de produtividade lançada desde Dezembro de 2007 ficaria disponível este mês, mas sem fornecer datas.

A actualização vai introduzir várias melhorias ao nível da interoperabilidade, como o suporte para documentos em formato ODF ou a possibilidade de gravar arquivos como PDF, para além das várias correcções de segurança lançadas depois do pacote de segurança anterior.

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida na designação do pacote que receberá a actualização via SP2, o Office e não Windows como era referido por engano.