A imprensa espanhola está a noticiar a construção de um centro de investigação em inteligência artificial em Barcelona pela Microsoft. Trata-se de um hub especializado em investigação e desenvolvimento na adaptação de tecnologias de IA, que se vai assumir como parte da rede de centros de investigação Web Experiences Team (WebXT) da Microsoft a nível mundial.

O centro logístico de investigação pretende atrair talento de todos os países da Europa, sendo liderado pelo vice-presidente corporativo da Microsoft, Jordi Ribas. Entre as investigações, vão ser feitas experiências a nível do utilizador em áreas como IA, Deep Learning, contribuindo para as plataformas Windows, Azure e Bing, produtos que estão sob a alçada de Jordi Ribas.

Inicialmente o centro vai contar com cerca de 30 profissionais de investigação (engenheiros de software, engenheiros de dados, especialistas de IA, machine learning e deep learning) numa primeira fase, mas nos próximos anos pretende contratar até 100 engenheiros.

A iniciativa da gigante tecnológica foi aplaudida pelo presidente da Microsoft Espanha, Alberto Granados, que assegurou que os seus profissionais estão qualificados para assegurar o projeto, e que a sucursal espanhola tem a capacidade de se transformar num polo de atração de talento internacional. A empresa espera criar pontes de parcerias de colaboração com universidades, centros de investigação e outras empresas tecnológicas dentro dos seus objetivos.

A publicação espanhola Europapress adianta que a iniciativa é um reforço da aposta conjunta entre o governo espanhol e a Microsoft na criação de um Centro de Inovação em tecnologia de dados e inteligência artificial. “A escolha de Barcelona pela Microsoft reforça a cidade como uma das melhores do mundo para trabalhar, com um grande ecossistema científico e tecnológico”, salienta Ada Colau, Governadora de Barcelona.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.