A Microsoft deu a conhecer ontem, durante uma conferência em Nova Orleães, os seus planos para o lançamento, no início de 2004, das actualizações de segurança para o seu mais recente sistema operativo Windows 2003, de forma a tranquilizar os seus utilizadores relativamente a ataques por parte de hackers.

Segundo um comunicado publicado no site oficial da empresa, as referidas actualizações serão distribuídas gratuitamente no próximo service pack de actualizações aos utilizadores do software Windows XP e Windows Server 2003, as edições mais recentes da firma para os mercados de consumo e de empresas.

As alterações foram introduzidas de forma a melhorar a segurança de todos os clientes, inclusivamente aqueles menos zelosos em aplicar os vários códigos de correcção que a Microsoft tem vindo a disponibilizar ao longo do tempo.

Assim, com estas actualizações a firma de Bill Gates promete melhorar a forma como o Windows gere a memória do computador, de forma a proteger os utilizadores da exploração de falhas de software conhecidas como buffer overruns, que pode levar o sistema a aceitar ordens que se revelem perigosas.

A pensar nisto a Microsoft garante melhorias ao nível do seu firewall built-in, o qual tem sido alvo de críticas por não ser robusto. A nova actualização irá automaticamente activar o firewall actualizado, o que permite às empresas, por exemplo, gerir a nível central
as definições de segurança de cada computador.

Para Steve Ballmer, chefe-executivo da Microsoft, ao preparar estas actualizações o objectivo da sua firma foi "dar segurança aos nossos clientes e mantê-los seguros. O nosso compromisso é proteger os nossos clientes da onda crescente de ataques criminosos".

Notícias Relacionadas:

2003-04-29 - Microsoft oferece guia de segurança para Windows Server 2003
2003-04-24 - Windows Server 2003 da Microsoft lançado hoje com reforço da segurança