Desde janeiro que a Microsoft não dava novidades relativamente ao número de vendas do Windows 8, nem mesmo na apresentação dos resultados financeiros do primeiro trimestre. Agora, numa entrevista publicada no blogue da empresa, a diretora financeira Tami Reller revelou que a tecnológica ultrapassou recentemente a venda de 100 milhões de licenças do novo sistema operativo.

O valor é uma faca de dois gumes: é positivo olhando para as 16,6 milhões de licenças que têm sido vendidas por mês desde o lançamento em outubro, mas também é negativo já que depois do Natal a taxa de vendas tem sido de 10 milhões de licenças por mês - o que representa um decréscimo relativamente aos meses iniciais.

Tami Reller diz que estes valores são referentes às licenças vendidas aos fabricantes e também incluem as atualizações que têm sido feitas para o Windows 8 pelos utilizadores. Mas nunca chega a especificar a percentagem que cada segmento representa nos 100 milhões totais.

Olhando para a quota de mercado do Windows 8 no final de abril, 3.84% a nível mundial, é provável que a maior parte das licenças tenha sido adquirida pelas OEM. Por revelar continuam os números relativos ao Windows RT e relativos às vendas dos tablets Surface RT e Surface Pro, as outras grandes apostas da Microsoft no final de 2012.

Primeira grande atualização do Windows no final do ano

A CFO falou ainda sobre o Windows Blue, nome de código da atualização que vai ficar disponível para o Windows 8 no final do ano. O update vai trazer a possibilidade de fazer funcionar o sistema operativo em equipamentos "de todos os tamanhos", trazendo ainda melhorias na performance do dispositivo em si e na duração da bateria.

Números para fazer as contas no futuro

A mulher forte dos números da Microsoft revelou mais valores que funcionam como marcos comparativos para a evolução dos serviços.

A Windows Store já registou 250 milhões de downloads de aplicações - contra os quase 50 mil milhões da AppStore, ainda que os tempos de comparação sejam diferentes - e 90% das aplicações existentes são descarregadas todos os meses.

O Skydrive tem atualmente 250 milhões de utilizadores a utilizar o serviço de armazenamento na cloud enquanto o Outlook.com tem 400 milhões de utilizadores ativos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico