Bill Gates anunciou ontem durante a WinHEC 2007 que a Microsoft já vendeu perto de 40 milhões de licenças do Windows Vista, apenas 100 dias depois do lançamento de Janeiro para o mercado de consumo. O sistema operativo é assim o de venda mais rápida da história.

As versões premium foram preferidas por 78 por cento dos utilizadores, o que segundo a Microsoft demonstra a procura de experiências mais ricas e a mudança acelerada para estilos de vida digitais.

A aposta da indústria é também relevante para este sucesso e existem actualmente mais de 10 mil produtos de hardware e software com o logo "Works with Windows Vista" ou o mais exigente "Certified for Windows Vista". Milhares de outros títulos e 1,9 milhões de equipamentos são já compatíveis com o novo sistema operativo.

O fundador da Microsoft salientou também nesta conferência que o impacto económico do Windows Vista e do Windows Server 2008, conhecido como Windows Server Longhorn e ainda em versão beta, ultrapassam em muito a própria empresa de software. Com base num estudo da IDC para o mercado norte-americano, a empresa diz que por cada dólar de receita que a Microsoft vai gerar em 2008 com o Windows Vista e o Windows Server 2008, o ecosistema de tecnologia ganha aproximadamente 18 dólares.

A IDC prevê também que em 2008 serão vendidos mais de 120 mil milhões de dólares em produtos e serviços relacionados com o Windows Vista e o Windows Server 2008.

O Windows Server 2008 é considerado um componente essencial para a próxima geração de inovação em hardware, que integra tecnologia de virtualização, processadores multicores e aplicações de 64 bits. A versão Beta 3 do Windows Server Longhorn já foi descarregada mais de 100 mil vezes desde o seu lançamento há três semanas e a versão final deverá ser enviada para produção no final deste ano.

Notícias Relacionadas:

2007-01-25 - Microsoft oferece 1.000 Vista Ultimate no lançamento em Portugal
2007-01-24 - Microsoft aposta nas versões Vista Home Premium e Ultimate para o mercado nacional