A Microsoft anunciou ontem, durante a conferência TechEd 2002 Europe em Barcelona, o lançamento da ferramenta de programação Visual J# .NET, a pensar nos programadores da linguagem Java da Sun que criam aplicações e serviços para funcionarem com a infra-estrutura .NET.



Com o início da comercialização da Visual J# .NET todas as linguagens dentro da linha Visual Studio .NET ficam disponíveis, incluindo a Visual C++ .NET, Visual C# .NET e Visual Basic .NET.



A Visual J# .NET possibilita aos programadores da linguagem Java um processo fácil de transição para os serviços Web criados mediante XML (eXtensible Markup Language), melhorando ao mesmo tempo a interoperabilidade dos programas Java com software já existente, escrito numa variedade de outras linguagens de programação.



Por outro lado, a nova ferramenta de desenvolvimento permite que os utilizadores da Visual J++ e outros programadores de Java tirem partido das capacidades e do código existentes para explorar completamente a plataforma .NET.



Dado que foi concebida para tirar total vantagem da infra-estrutura .NET, a Visual J# .NET inclui uma integração completa entre linguagens dos protocolos ASP.NET, ADO.NET, Windows Forms e serviços Web XML.



Esta linguagem integra ainda um conjunto de ferramentas para actualizar e converter automaticamente projectos e soluções em Visual J++ 6.0 já existentes para o novo formato Visual Studio .NET. Estas ferramentas ajudam a assegurar que um programador que utiliza a Visual J++ 6.0 possa transferir-se rapidamente para a Visual J# .NET e produzir aplicações e componentes .NET.



A Microsoft Visual J# .NET está disponível para os utilizadores da Visual Studio .NET através da página do produto no site da gigante de software ou da área de downloads da MSDN para os subscritores desta comunidade.


Notícias Relacionadas:

2002-06-19 - Sun oferece software servidor de aplicações e Microsoft reincorpora Java no Windows

2002-02-14 - Microsoft lança ferramentas de desenvolvimento para estratégia .NET

2001-07-18 - Microsoft retira suporte de tecnologia Java do Windows XP

2001-03-07 - Microsoft revela plataforma aberta Visual Studio.NET

2000-06-23 - Microsoft apresenta estratégia .NET