O MicroStrategy Office é um novo produto da fornecedora de software de business intelligence MicroStrategy que permitirá novas possibilidades de acesso e de apresentação de informação empresarial em ambientes Microsoft Office.



Com a nova plataforma de business intelligence, a MicroStrategy pretende alargar a base de utilizadores que numa dada empresa acedem aos dados desta, pela facilidade proporcionada pelas aplicações da suite de produtividade para escritórios da Microsoft.



"O produto não introduz qualquer funcionalidade nova, simplesmente permite uma interacção com as nossas aplicações de business intelligence através de um interface Office, com o qual as pessoas já estão mais familiarizadas", acrescentou Nuno Esculcas, account manager da MicroStrategy Ibérica durante a conferência de imprensa de apresentação da nova plataforma.



Segundo o responsável, a MicroStrategy Office tem sido muito solicitada a nível mundial. A plataforma já está disponível no mercado e o seu custo por utilizador nominal ronda os 600 euros, podendo igualmente ser licenciada por CPU.



Em Portugal existem actualmente cinco clientes MicroStrategy - ou cerca de 10 por cento da base instalada - interessados em adoptar a nova plataforma, adiantou Nuno Esculcas.



O negócio da empresa a nível nacional registou um crescimento sustentado durante o ano passado, segundo o mesmo responsável, nomeadamente nas áreas da banca, seguros e telecomunicações. Para Nuno Esculcas, 2003 foi mais uma ano de manutenção da base instalada do que de angariação de clientes. "No ano anterior [2002] existiu da nossa parte muito trabalho de prospecção e angariação de clientes, cujo número acabou por crescer bastante. Por isso, 2003 foi essencialmente um ano de amadurecimento do mercado", referiu na conferência de imprensa.



Para este ano, a MicroStrategy promete explorar outros sectores de actividade, como a Administração Pública, que "tem estado muito aversa ao investimento em plataformas de software", sublinhou o responsável da MicroStrategy Ibérica.



A empresa de business intelligence pretende igualmente consolidar a sua posição em Portugal, apostando mais na região norte do país. Os PALOP serão também um mercado de investimento forte para a empresa em 2004, que actualmente já é representada por três distribuidores locais.



Perante o seu objectivo de sensibilizar o mercado para a importância e vantagens subjacentes à utilização das soluções que desenvolve, a MicroStrategy vai continuar a investir na formação e consultoria. "São duas áreas fundamentais para a consolidação da nossa posição no mercado", garante Nuno Esculcas. Para avançar nesta estratégia, a empresa deverá reforçar a sua actual equipa de seis pessoas com mais dois elementos até ao final do ano, acrescentou o responsável.



A MicroStrategy é presentemente líder do mercado de business intelligence em Portugal em termos de número de utilizadores, garante Nuno Esculcas, que ressalva contudo que as cerca de seis dezenas de empresas licenciadas para a utilização da sua tecnologia poderão não chegar para a liderança no que diz respeito ao número de clientes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.