A roupa quente do próximo inverno poderá ser feita por uma inteligência artificial. Isto não quer dizer que seja, mas sim que é possível, dado que um grupo de investigadores do Computer Science & Artificial Laboratory (CSAIL) do MIT desenvolveram um sistema de costura que é auxiliado por um computador. A máquina é responsável por gerar os designs das peças e pelo processo de fabrico.

Os responsáveis pela IA facilitaram toda a sua utilização, pelo que qualquer pessoa pode criar um design personalizado e ordenar que a máquina o crie. Para isso, o CSAIL desenvolveu um sistema de templates editáveis que podem ser recriados ao milímetro com lã verdadeira.

Tecnologia e alta-costura fundem-se nas novas malas de mão da Louis Vuitton
Tecnologia e alta-costura fundem-se nas novas malas de mão da Louis Vuitton
Ver artigo

Na interface que acompanha a IA, é possível adicionar texturas e padrões a peças básicas como luvas e gorros. Os mais hábeis podem até criar designs originais. Com base nos inputs dos utilizadores, a IA vai depois criando outros designs automaticamente.

Os criadores desta IA afirmam que esta é uma forma interativa de passar o "bichinho" da costura para outras pessoas, mas afirmam que a sua invenção pode ter uma aplicação prática de supra importância para o planeta, uma vez que torna a fase de produção mais eficiente e sustentável.

"Apesar de não ser para o costureiro casual que quer recriar o gorro de um amigo, nem para o sector industrial que pode beneficiar com o uso desta máquina, estamos a tentar agilizar o processo de criação para permitir maior personalização ao consumidor", disse Alexandre Kaspar, investigador responsável pelo projeto.

Apesar de parecer uma invenção secundária, o princípio por detrás da máquina pode vir a acrescentar valor às lojas de roupa que todos conhecemos. Aliada uma loja digital ou a uma interface de personalização no espaço físico, a IA pode potenciar um serviço de roupa inteiramente personalizada que, atualmente, ainda é difícil de consumar. Com a IA a agilizar quase todo o processo de design e fabrico, criar uma peça personalizada pode deixar de ser um processo de semanas para ser uma questão de minutos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.