Mesmo que não gostem de prendas, ou que digam que não gostam, poucos Pais resistem a um gadget de presente e por isso a equipa do TeK seleccionou alguns dos melhores brinquedos tecnológicos para assinalar o dia que hoje se celebra.

A selecção depende dos gostos e necessidades de cada um mas deve levar em conta a necessidade de adaptação ao gadget, considerando que se o destinatário do presente não for muito dado a experiências tecnológicas o melhor é oferecer um equipamento de utilização simples para não criar dores de cabeça e cabelos brancos.

Portátil com música

http://imgs.sapo.pt/gfx/421322.gif
A capacidade de reprodução de música, assente no som Dolby Digital TruSurround de Alta Definição, é um dos pontos fortes do novo portátil da LG. O Z1 PRO Express Dual é por isso indicado a quem quer trabalhar ouvindo mais do que o som das teclas ou os barulhos do ambiente onde se encontra. As colunas internas com que vem equipado asseguram a definição do som e a potência que tanto pode servir para música clássica como rock puro e duro e até pop, para os apreciadores.

O portátil tem um ecrã panorâmico de 12,1 polegadas e já integra o sistema operativo Windows Vista. O peso de 1,9 Kg é também uma característica a considerar para quem tem de transportar com frequência o "trabalho" para todo o lado.

Com tudo isto o preço do LG Z1 PRO Express Dual não pode ser considerado excessivo, ficando por menos de 1.400 euros, já com IVA.

PS3 para fãs de jogos

http://imgs.sapo.pt/gfx/421334.gif
Mesmo quando já "crescidos" os pais não abdicam muitas vezes de jogar nas consolas, o que pode até servir como ponto de contacto entre gerações. Se for o caso vale a pena considerar a compra (ou pré-reserva por enquanto) da nova Playstation 3, que está disponível a partir da próxima sexta feira.

O preço de 599 euros não deverá apelar a todas as carteiras, especialmente se considerar que o investimento em jogos que tem de ser feito posteriormente também é pesado e que alguns dos títulos da PS2 podem não ser compatíveis com a nova consola, mas vale a pena considerar o investimento se ligar o equipamento à televisão para ver os filmes de alta definição em Blu Ray que estão a chegar ao mercado.

PDA com toque de telemóvel

http://imgs.sapo.pt/gfx/421338.gif
Quem ainda não conseguiu abedicar das funcionalidades de um PDA, sobretudo do teclado, e quer conjugá-las com o telemóvel o Nokia E61 pode ser uma boa opção. O software deste terminal "empresarial" da Nokia suporta vários sistemas de push mail, que facilitam a sincronização com o serviço de correio electrónico da empresa, nomeadamente o Nokia Intellisync Wireless Email e o BlackBerry Connect.

As aplicações de produtividade não estão também esquecidas, com a possibilidade de abrir e criar ficheiros compatíveis com as aplicações do Microsoft Office.

Como ponto positivo destaca-se ainda o suporte a ligações Wi-Fi, que evitam o acesso a redes móveis para transferência de dados, poupando na conta mensal. Mas mais uma vez a Nokia esqueceu as funcionalidades multimédia e dispensou a integração de uma câmara fotográfica, tornando este terminal demasiado "profissional".

O Nokia E61 já tem um sucessor, o E61i, que estará à venda no segundo trimestre e que já tem uma câmara fotográfica de 2 Megapixels integrada.

VoIP com o Skype

http://imgs.sapo.pt/gfx/421339.gif
Entre os diversos modelos de telefones certificados pela Skype que estão à venda o Philips VoIP 841 é uma boa opção para quem quer fazer chamadas de Voz sobre IP sem ligar o computador. O telefone é semelhante em aparência a qualquer equipamento de voz analógico e permite fazer chamadas para outros utilizadores do serviço Skype ou para a rede fixa, quando conjugado com a assinatura do serviço, naturalmente.

O terminal está à venda nas principais lojas de electrónica mas também no site da Skype, onde o preço é actualmente de 179 euros.

Fotografias impressas em casa

http://imgs.sapo.pt/gfx/421336.gif
Se o seu pai é dos que acumulam as fotografias digitais no computador e se esquece de as imprimir uma impressora de "trazer por casa" pode ser uma boa ideia para colocar no papel alguns dos momentos mais engraçados da família. A EasyShare G610 da Kodak pode ser uma boa opção, sobretudo pela facilidade de transferência de imagens quando conjugada com uma câmara da mesma marca.

A impressora tem também uma velocidade de impressão simpática - de 60 segundos - para um tamanho de papel de 10x15 cm, mas pode jogar com diferentes dimensões de imagem para criar efeitos diferentes no mesmo papel.

Navegador para viagens no Mundo
http://imgs.sapo.pt/gfx/421337.gif
Ideal para quem quer viajar de carros pela Europa, Estados Unidos e Canadá, o TomTom Go 910 é o topo de gama dos sistemas de navegação da empresa, e por isso também o preço é dos mais elevados, custando 499 euros. Para além dos mapas o equipamento tem um leitor de MP3 que pode armazenar até perto de 1000 músicas e imagens, controláveis por controlo remoto.

As instruções de direcção de estradas podem ser recebidas através de voz, onde está suportada a língua portuguesa.

Alta definição para a sala

http://imgs.sapo.pt/gfx/421340.gif
O Toshiba HD-E1 é o mais recente leitor de mesa que suporta a tecnologia de alta definição HD DVD e já está disponível para entrega em Portugal, embora ainda não se encontre nas lojas. Com um preço de cerca de 1100 euros, o leitor é um substituto interessante para o leitor de DVD, já que garante suporte retrocompatível.

Ecrã plano

http://imgs.sapo.pt/gfx/421341.gif
Mais conhecida pelos ecrãs para PC, a Viewsonic tem também televisores LCD, com suporte a alta definição. O LCD TV widescreen N3246W tem uma dimensão de 32 polegadas e som surround, ficando bem em qualquer sala, desde que seja suficientemente grande para acolher o ecrã XL.

O equipamento tem já um sintonizador de DVB-T integrado para os formatos da televisão digital que serão adoptados na Europa. O PVP recomendado é de 999 euros.

Espaço de sobra

http://imgs.sapo.pt/gfx/421329.gif
Para quem tem falta de espaço para guardar toda a informação do portátil, ou quer simplesmente assegurar um backup fiável, para nunca perder informação, a opção pode passar por um disco externo. A Toshiba tem vários equipamentos, compatíveis com os seus notebooks, entre os quais o Disco Rígido Externo de 500 GB PX1269E-1G50. O preço ronda os 240 euros e a utilização é bastante simples, ligando-se ao computador através de um cabo USB.

A dimensão é semelhante a uma drive de 3,5 polegadas, podendo ser colocada na horizontal ou vertical, conforme o espaço disponível. Apesar da ligação externa, o acesso ao disco é bastante rápido, com uma taxa de transferência de 480 MB por segundo.

iPod multiplicado sem fios

http://imgs.sapo.pt/gfx/421335.gif
Entre as múltiplas soluções de ligação aos iPod o Xdock Wireless da Creative é uma das opções mais interessantes por permitir "espalhar" os receptores sem fios em vários locais da casa. O leitor de música da Apple é o ponto central e o utilizador define quantos receptores X-Fi vai instalar porque estes são vendidos separadamente.

O controle remoto permite controlar as músicas guardadas no iPod e ajustar o volume.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.