Em antevisão do certame internacional de fotografia PMA 2008, a Canon apresentou em Portugal as suas novas propostas no campo da fotografia, impressão e vídeo. O TeK quer ser generoso para os leitores e por isso reuniu todas as novas propostas nesta montra.

Máquinas fotográficas digitais

A linha de máquinas fotográficas digitais da Canon contou com novidades a nível da oferta profissional, com a Canon EOS 450D, sucessora da EOS 400D e apresentando significativas melhorias em relação a esta, incluindo um sensor CMOS de 12,2 Megapixéis, com Live View directo no ecrã LCD, que conta agora com 3 polegadas de diagonal.

As capacidades de processamento foram também alvo de revisão, resultando num processamento mais rápido de imagens em formato Raw e velocidades de obturação de 3,5 fps. A capacidade da bateria também esteve na mira dos profissionais da empresa e a câmara inclui agora suporte para formato de cartões de memória SDHC, para além de SD. Disponível em Março, com um preço de venda aconselhado de 839 euros (corpo).

As objectivas profissionais EF200mm f/2L IS USM e EF800mm f/5.6L IS UM fazem também parte do desfile, apresentando surpreendentes reduções de peso face a modelos anteriores e a modelos equivalentes de outros fabricantes.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445198.gif

A linha de consumo de máquinas digitais da Canon não podia ficar de fora desta nova colecção, com os novos modelos Digital IXUS 80 IS, de 8 Megapixéis e as PowerShot A470 (7,1 Megapixéis), A580 e A590 IS (ambas de 8 Megapixéis). Todos os modelos apresentados beneficiam de tecnologia de detecção de movimento, de forma a evitar imagens desfocadas pelo movimento do fotógrafo e incluem detecção de rosto e redução de olhos vermelhos no visor.

Os modelos com designação IS (IXUS 80 IS e A590 IS), beneficiam ainda do estabilizador óptico proprietário da Canon. A PowerShot A470 estará disponível já a partir de Fevereiro, com um preço de venda aconselhado de 149 euros. A IXUS 80 IS (299 euros) e PowerShot A580 (189 euros) e A590 IS (219 euros) estarão disponíveis apenas a partir de Março.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445195.gif

Impressão

A Canon possui uma significativa quota do mercado da impressão doméstica e empresarial de alta qualidade, com modelos InkJet e Laser, tendo apresentado novas propostas nestes dois tipos de impressão.

A PIXMA ip2600 vem substituir não um, mas dois modelos de entrada de gama da Canon para o mercado doméstico e pequeno escritório, as PIXMA ip1800 e ip2500. A ip2600 vem apresentar uma gestão melhorada da tinta, com maior aproveitamento e maior qualidade de impressão, graças à impressão com gotas de tinta de 2 picolitros, em definições até 4800 por 1200 dpi (pontos por polegada). A PIXMA ip2600 estará disponível em Portugal a partir de Março, com um preço de venda aconselhado de 50 euros.

Para as pequenas empresas ou escritórios, com necessidade de impressão de documentos mistos de texto e imagens de grande qualidade, em papel comum, a Canon apresentou a impressora multi-funções PIXMA MX7600, o primeiro modelo da marca a incorporar a tecnologia PgR (Pigment Reaction). O PgR consiste num depósito suplementar, independente dos restantes tinteiros e que, antes da impressão das cores, é aplicado sobre o papel, proporcionando uma camada imperceptível que reagirá com os pigmentos coloridos, fixando-os.

Os benefícios do PgR incluem maior durabilidade da impressão, maior definição das impressões (já que o PgR funciona como um primário, evitando a absorção imediata das tintas no papel, sem todavia 'borrar' numa cópia fresca). A MX7600 inclui ainda um fax com teclado numérico e um scanner com função Auto Duplex até 35 páginas. Apesar do cartucho PgR, a Canon não espera que o custo de impressão da MX7600 ultrapasse impressoras laser semelhantes. A PIXMA MX7600 vai estar disponível a partir de Abril, com um preço recomendado de 459 euros.

As linhas i-Sensys de impressoras e faxes laser contam também com modelos novos, apresentando velocidades de impressão optimizadas e maior economia. Alguns dos modelos, como o fax L-160 (360 euros, disponível em Fevereiro) e as impressoras LBP-3310 (349 euros, disponível em Março) e LBP-3370 (499 euros, disponível em Maio) beneficiam ainda de unidades de impressão térmica de uso quase imediato, com aquecimento e velocidades de impressão de primeira folha quase instantâneas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445196.gif

Vídeo

O vídeo doméstico de Alta-Definição parece ser a grande aposta da Canon para esta colecção, com a apresentação de dez câmaras compactas. As novidades na gama incluem a gravação directa para memória Flash interna e/ou cartões de memória SDHC (FS10 e FS100, HF10 e HF100), gravação em formatos de Alta-Definição (HF10 e HF100, DC310, DC320 e DC330) e gravação directa para DVD (DC310, DC320 e DC330), entre outros. A Canon apresentou igualmente um gravador de vídeo dedicado às suas câmaras para gravação em memória Flash.

O DW-100 permite a gravação directa para formato DVD, unicamente a partir das câmaras FS10, FS100, HF10 e HF100. O gravador suporta a gravação de DVDs dupla camada e a reprodução de discos Blu-Ray (apenas por intermédio de uma câmara que o suporte), para além da reprodução de CDs e DVDs comerciais. O DW-100 vai estar disponível em Portugal a partir de Abril, com um preço de venda de 229 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445197.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.