A fotografia digital é já um standard aceite nos equipamentos profissionais e amadores, com muitas das tradicionais empresas de equipamentos e máquinas fotográficas a cessarem totalmente a sua produção de suportes químicos e equipamentos mecânicos, em favor de máquinas digitais e de uma vasta gama de acessórios dedicados.

Se no início da era digital da fotografia as imagens estavam mais ou menos circunscritas à visualização num computador, sem qualidade e sem equipamentos que lhes permitissem passar do suporte digital para o papel, hoje em dia, graças à atenção dos fabricantes de impressoras ao segmento da fotografia digital, já não é assim.

A baixa dos preço das impressoras fotográficas dedicadas, a sua portabilidade e a possibilidade de um interface directo com a câmara ou com diversos tipos de cartões de memória, sem necessidade de um computador como intermediário, abriram as portas para a impressão de fotografias em qualquer lugar, momentos apenas após terem sido tiradas.

Ficam aqui algumas sugestões para equipamentos de impressão dedicados, complementares à maior parte das máquinas digitais de consumo.

HP Photosmart A626

A Photosmart A626, da HP, é uma impressora fotográfica dedicada, com capacidade para impressão nos formatos normalizados 10 x 15 cm, 10 x 30 cm e até um máximo de 13 x 18 cm, sem margens. As fotografias podem ser manipuladas imediatamente a seguir à impressão, graças ao método de impressão por jacto de tinta térmico.

Tal como a maior parte das impressoras fotográficas dedicadas disponíveis no mercado, a A626 possui diversas entradas para a maior parte dos formatos mais populares de cartões de memória, incluindo CF I e II, Magic Gate, Memory Stick e Memory Stick Pro, SD/MMC, SmartMedia e xD, bem como suporte para ligações directas a câmaras PictBridge e um interface USB 2.0 para o computador.

As imagens nos cartões de memória podem ser navegadas e pré-visualizadas através do ecrã de 12cm integrado. Através do ecrã podem ainda ser acrescentados às imagens mais de 200 gráficos e molduras disponíveis directamente na impressora, incluindo texto, introduzido através do teclado no ecrã.

Disponível na maior parte das grandes superfícies de electrónica, por cerca de 160 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449737.gif

Canon SELPHY ES1

A Canon oferece, na Selphy ES1, uma solução de impressão totalmente transparente e integrada, dispensando muitas das funcionalidades de modelos da mesma gama, mas com uma facilidade de utilização ímpar e uma qualidade de impressão surpreendentemente boa. Para começar, os cartuchos de impressão integram tinta e papel fotográfico numa só embalagem, reduzindo os custos totais de impressão. A ES1 integra ainda um ecrã de 6 centímetros de diagonal, para acesso às funções de edição de imagens, incluindo correcção de cores e introdução de gráficos.

A nível de interface com periféricos, a ES1 conta com suporte para ligações PictBridge e Canon Direct Print, para impressão directa a partir de máquinas fotográficas, USB 2.0, para ligação ao computador e leitor de cartões de memória compatível com os formatos CF, Memory stick e Memory Stick Pro, Memory Stick Pro Duo e Memory Stick Duo, Microdrive, miniSD e mini SDHC, MMC e RS-MMC, SD e SDHC e xD, bem como uma ligação sem fios por infravermelhos.

A Selphy ES1 imprime em formato postal, de 14,8 por 10cm, em formato L, de 11,9 por 8,9cm e em formato de cartão de crédito, de 8,6 por 5,4cm, em papel fotográfico de alta qualidade, com uma duração de 100 anos e papel autocolante. Preço de venda ao público de cerca de 135 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449738.gif

Epson PictureMate PM240

A PictureMate PM240, da Epson, é bastante semelhante, em forma e funções, ao modelo da Canon acima descrito. Tal como a Canon, a Epson PM240 utiliza consumíveis integrados numa única unidade, compreendendo tinta e papel, para uma redução significativa dos custos de embalamento e para uma maior facilidade de utilização. O suporte de cartões de memória no leitor integrado é também o mesmo, embora a Epson exija a utilização de adaptadores nos formatos MicroSD e Memory Stick Duo. As ligações disponíveis PictBridge, USB Direct Print e USB 2.0.

A PM240 apresenta ainda um ecrã LCD a cores integrado, para navegação na hierarquia de menus dos cartões de memória e edição de imagens.

As impressões estão restringidas ao formato clássico 10 por 15cm.

Disponível por cerca de 160 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449739.gif

Sony DPP-FP85

A impressora da Sony é uma das soluções mais especializadas para impressão de fotografias, com uma pegada reduzida e um ênfase especial na portabilidade. Apesar do seu tamanho reduzido, a FP85 integra um ecrã de cerca de 6 centímetros de diagonal e um leitor de cartões de memória com suporte para os formatos Memory Stick, SD e SDHC, CF, Microdrive e xD, para além da ligação PictBridge e USB 2.0.

A tecnologia de impressão é proprietária da Sony e funciona por sublimação das cores, permitindo uma resolução de 300 por 300 dpi.

Uma das características mais relevantes desta Sony é a inclusão de um interface HDMI, permitindo a manipulação e visualização de imagens numa televisão de alta-definição ou em qualquer ecrã com uma porta compatível.

Disponível na loja online da Sony, lojas de equipamento fotográfico e algumas grandes superfícies de electrónica, por cerca de 169 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449740.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.