Aquando do regresso de Steve Jobs à Apple, em 1996, o actual presidente da empresa de Cupertino foi confrontado com a necessidade urgente de expandir o universo de utilizadores dos computadores Macintosh para além dos sectores profissionais da fotografia, publicação e som. Apesar das primeiras gerações de Macintosh terem gozado de alguma popularidade no mercado doméstico, tendo inclusive sido eleitos como a plataforma de estreia de programas como o Microsoft Word, um período prolongado de gestão danosa, produtos mal sucedidos e a emergência do sistema operativo Windows levaram a Apple a um estado ruinoso e a uma diminuição efectiva do universo de utilizadores.



A estratégia de Steve Jobs no seu regresso à Apple teve como frutos imediatos o mítico iMac original, um computador "para nós", para o utilizador comum, que revolucionou os conceitos mais basilares do design de computadores pessoais, bem como o sistema operativo Mac OS X, a peça chave da evolução da Apple nos anos seguintes e um dos primeiros sistemas operativos com verdadeiras funcionalidades multimédia nativas, assentes num conceito, para a altura revolucionário, do computador como centro doméstico de entretenimento e lazer.



Incluído nesse conceito estava também a suite iLife, originalmente constituída pelos programas iPhoto, iMovie e iDVD e lançada como pacote em 2003. Desde essa altura o pacote iLife sofreu actualizações quase anuais, para além das actualizações regulares que a Apple fornece gratuitamente, integrando novas aplicações, como o GarageBand, um programa para criação de música e o iWeb, um ferramenta WYSIWYG (What You See Is What You Get) para a criação de sites pessoais a partir de "templates" pré-definidos.

A mais recente versão, o iLife '08, inclui todas os programas acima referidos, representando um dos mais bem conseguidos e abrangentes pacotes de software para utilização doméstica.

iPhoto

O iPhoto é uma aplicação de gestão de bibliotecas de fotografias digitais, correspondendo ao conceito do iTunes, aplicado à fotografia digital amadora. Apesar do seu cariz doméstico, estamos perante uma poderosa ferramenta para guardar e organizar as fotografias de família mais preciosas, permitindo buscas rápidas baseadas na catalogação feita pelo utilizador aquando da importação.

O iPhoto reconhece e funciona com quase todas as câmaras digitais e scanners existentes no mercado, suportando a maior parte dos tipos de ficheiros de imagens, incluindo os formatos não-comprimidos proprietários (ficheiros RAW), sem necessidade de instalação de quaisquer drivers. Para além da facilidade de importação das imagens directamente da câmara, o iPhoto oferece ainda algumas funcionalidades rudimentares de edição, incluindo corte e redimensionamento, eliminação de olhos vermelhos, entre outros. Toda a edição efectuada no iPhoto é não-destrutiva, já que a aplicação guarda sempre o original da imagem.

A exportação das imagens está também incluída, sendo possível criar álbuns dinâmicos, com efeitos de transição bastante agradáveis e ao som de qualquer música presente no iTunes, apresentá-los na rede ou partilhá-los online. O iPhoto inclui ainda diversas opções de impressão de fotografias.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453483.gif

iMovie

Tal como o iPhoto, o iMovie permite a importação directa de filmes de uma multiplicidade de câmaras, incluindo câmaras de alta-definição, sempre através de interface Firewire. Ao contrário da biblioteca de fotografias da Apple, o iMovie é, todavia, um puro programa de edição, permitindo aos utilizadores o corte e mistura precisa da pista de imagens e de som, introdução de efeitos especiais sonoros e visuais, transições diversas, produção simplificada através de temas pré-instalados, etc.

Algumas das características mais recentes do iMovie incluem a possibilidade de exportar filmes directamente para o iPhone, iPod e iPod Touch e para o YouTube.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453485.gif

iDVD

O iDVD pode se considerado como um complemento ao iMovie, permitindo a criação de DVDs legíveis na maior pare dos leitores de sala, com uma qualidade quase profissional. Os utilizadores podem criar os fundos e o tipo de letra de hierarquias de menu e capítulos individuais ou até, simplificar ainda mais o processo, recorrendo aos diversos temas existentes. O iDVD é compatível com gravadores externos de DVD da Apple e de terceiros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453487.gif

GarageBand

O GarageBand, uma ferramenta de criação de música, é, sem dúvida uma das mais complexas e completas aplicações incluídas no pacote iLife, chegando a rivalizar com alguns produtos profissionais disponíveis no mercado e sendo utilizado por diversos artistas para permitirem aos fãs a remistura das suas músicas.

Para além de incluir, à partida, diversos instrumentos digitais, manipuláveis por um teclado MIDI externo ou no ecrã, estão ainda disponíveis dezenas de pacotes adicionais contendo novos instrumentos, criados pela Apple e por terceiros.

Mas o GarageBand não se limita aos instrumentos sintetizados, permitindo a gravação e utilização de faixas de instrumentos reais, incluindo guitarras eléctricas, voz, etc. Uma verdadeira orquestra no computador.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453489.gif

iWeb

A mais recente aplicação iLife, o iWeb, permite a qualquer utilizador, sem conhecimentos de qualquer linguagem de programação, a criação de sites ou blogs pessoais, alojados na conta MobileMe do utilizador ou em qualquer domínio comum.

A utilização do iWeb baseia-se na utilização de templates providenciados pela Apple, aos quais o utilizador poderá adicionar os seus próprios conteúdos escritos, imagens, directamente do iPhoto, filmes, a partir do iMovie e música, a partir do GarageBand. Tal como numa página web comum, os utilizadores podem ainda acrescentar pequenos widgets html, incluindo anúncios da Google.

Embora o software esteja particularmente optimizado para utilização com uma conta de utilizador MobileMe, permitindo a publicação instantânea de páginas web, pode ainda ser utilizado com qualquer serviço de alojamento online, através de FTP.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453491.gif

O iLife '08 está disponível apenas para Mac, na loja online da Apple em Portugal ou num dos diversos parceiros autorizados Apple, por 79 euros. Todos os computadores Apple incluem uma versão gratuita e completa do iLife.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.