As impressoras são dos equipamentos mais úteis à maior parte dos utilizadores. Embora convenha sempre pensar duas vezes sobre a necessidade de impressão de determinado documento, por considerações económicas e ecológicas, há sempre alturas em que é absolutamente indispensável apresentar um documento bem impresso, seja predominantemente de texto ou de imagem.



Com a banalização das máquinas fotográficas digitais, as impressoras tomaram ainda a função de laboratório fotográfico da família, tendência que os fabricantes souberam acompanhar, com a oferta de impressoras de cada vez maior qualidade e incorporando diversas ferramentas, como ecrãs embutidos, leitores de cartões, impressão directa a partir da máquina fotográfica e até funções básicas de edição, na própria impressora.



Tudo isto e o próprio volume das impressoras, contribui para que ocupem uma parte visível do espaço doméstico, apesar de apresentarem, muitas vezes, uma estética discutível ou pouco cuidada.



Os fabricantes estão, todavia, atentos às necessidades dos consumidores e já começam a apresentar propostas para uma maior harmonização dos seus equipamentos com as casas modernas.



Samsung SCX-4500



A Samsung, com as impressoras SCX-4500 e ML-1630, foi uma das primeiras fabricantes a tomar em conta o potencial de mercado para as impressoras com uma estética cuidada e marcada pelo design. Ambas as impressoras adoptam um acabamento vítreo preto, com teclas por toque iluminadas por LEDS azuis, para além de uma substancial redução no volume e peso



A SCX-4500 é uma impressora monocromática a laser, multifunções, incorporando um scanner a cores, compatível com o standard TWAIN e WIA (formato compatível Windows XP e Windows Vista), com resolução óptica de 600 por 2400dpi, até 4800 por 4800dpi, através de software.



As funções de impressão permitem uma produção de até 16 páginas A4 por minuto, com resolução até 600 por 600dpi, em diversos tipos de papel.



Os engenheiros da Samsung esforçaram-se igualmente para reduzir o nível de ruído desta impressora, atingindo um volume sonoro de impressão de 45dbA, pouco superior ao ruído encontrado numa biblioteca.



Caso consiga viver sem impressões a cores (este design só está disponível em versão policromática), a Samsung SCX-4500 está disponível na maior parte das lojas e grandes superfícies da especialidade, por cerca de 250 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448741.gif

HP Style Skins



As Skins da HP são acessórios de estilo, prontos para colocar nas impressoras HP e personalizá-las ao gosto dos utilizadores. Estão disponíveis em até 8 estilos diferentes e para diversos modelos HP, incluindo algumas impressoras fotográficas compactas.



As Skins da HP são oferecidas na compra de uma impressora compatível da marca, tendo o utilizador apenas de encomendá-las online no site Skins, até 31 de Agosto de 2008.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448742.gif

Canon Pixma MP520




A multifunções de jacto de tinta da Canon, Pixma MP520, apresenta um design bastante agradável, em preto e pormenores brancos, com arestas arredondadas. Para além do design, a impressora da Canon apresenta ainda um conjunto de funcionalidades bastante convincentes, incluindo um ecrã embutido, para visualização de fotografias, leitor de cartões de memória, ligação PictBridge e auto-correcção de imagens.



A impressora da MP520 permite a impressão de fotografias e outros documentos, sem margens e com uma resolução de 4800 por 1200dpi, a uma velocidade máxima de 30 páginas por minuto, em modo monocromático e 16 páginas por minuto, em modo colorido.



O scanner é compatível TWAIN e WIA e possui uma resolução óptica de 2400 por 4800dpi.



A Canon Pixma MP520 tem um preço de venda ao público de 149 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448743.gif


Epson Stylus Photo RX585




A Stylus Photo RX585, da Epson, é uma multifunções polivalente, apesar de predominantemente orientada para a impressão fotográfica em formatos até A4. Tal como a impressora da Canon, esta Epson possui um ecrã a cores integrado, permitindo a pré-visualização de fotos e outros conteúdos, directamente de cartões de memória, no leitor de cartões de memória integrado ou da máquina fotográfica, através da ligação PictBridge.



Segundo a marca, as fotografias impressas na RX585 poderão durar até 200 anos, utilizando um tipo de papel específico e desde que convenientemente acondicionadas.



As impressões podem ser efectuadas numa resolução máxima de 5760 por 1440dpi, sem margens e a uma velocidade de até 37 páginas por minuto (a cores). O scanner integrado possui uma resolução óptica de 1200 por 2400 dpi.



Um verdadeiro laboratório fotográfico em casa, com escritório incluído e um design funcional e discreto, por 199 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448744.gif