O HD DVD morreu, longa vida ao Blu-Ray. Acabou a guerra dos formatos ópticos de alta-definição, com a capitulação final da Toshiba e a vitória incontestada do formato da Sony.

Com o fim das hostilidades, acabam igualmente quaisquer temores de virmos a ficar com o novo Betamax nas mãos. Já não é preciso olhar para uma bola de cristal a tentar adivinhar o vencedor, para apostar num ou noutro formato, dado que a escolha ficou, subitamente, reduzida a apenas um.

Por isso vale a pena olhar com atenção para os equipamentos que hoje lhe mostramos na Montar TeK e verificar as várias opções que cobrem uma variedade de gostos e diferentes disponibilidades financeiras.

Sony BDP-S500

A Sony produz dos melhores leitores Blu-Ray do mercado, ou não fosse o gigante da electrónica japonês o pai e principal defensor do formato. O BDP-S500 representa a gama mais alta da oferta da Sony. Para além de ser um modelo relativamente recente, o que implica necessariamente que ofereça mais funcionalidades e mais compatibilidade (apesar de ter ganho a guerra o Blu-Ray ainda é um formato em implementação, com novas especificações a serem apresentadas frequentemente), o BDP-S500 oferece algumas características superiores, principalmente a nível de qualidade do som.

As características mais comuns estão todas presentes neste leitor de sala, incluindo algumas mais avançadas, tais como o upscaling de DVDs, sincronização e funcionamento simplificado com a gama Bravia compatível, imagem a 24 frames por segundo (fps), som surround de 7.1 canais e suporte para áudio de alta-definição DTS-HD.

Como tudo o que é bom, o BDP-S500 é bastante caro, com um preço de venda que ronda os 900 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446768.gif

Sony BDP-S300

Para quem pretende uma alternativa mais económica, mantendo a qualidade e excelente implementação do formato da Sony, existe o BDP-S300, que beneficiou da descida de preços durante o período mais competitivo da guerra de formatos.

O BDP-S300 oferece muitas das características do S500, sendo todavia um leitor mais antigo, com o qual poderá vir a não tirar partido das funcionalidades Blu-Ray mais recentes.

Apesar de tudo e tal como o S500, o S300 oferece uma qualidade de imagem excelente, bem como o upscaling de DVDs para 1080p e som surround 7.1, a cerca de metade do preço do modelo mais recente, com um preço de venda de 500 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446769.gif

Panasonic DMP-BD10AEG-K


A Panasonic oferece igualmente um leitor Blu-Ray de alta qualidade, com as características comuns aos restantes modelos aqui apresentados e incluindo som surround 7.1 e um conversor de vídeo de alta qualidade, a 297MHz. O preço relativamente alto deste leitor, cerca de 800 euros, está justificado pela presença de suporte para vários formatos de áudio de alta-definição, incluindo Dolby TrueHD e DTS-HD.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446770.gif

Samsung BD-P1400

Este Samsung é um dos leitores Blu-Ray mais equilibrados do mercado. Com um preço relativamente em conta, cerca de 400 euros, equilibrado com uma série de características e funcionalidades avançadas, como o suporte para som DTS-HD e Dolby TrueHD e especificação HDMI versão 1.3. Apresenta também algumas omissões, mais por força da gama em que se insere e do preço mais atraente, do que por qualquer falha de desempenho. Assim, o som está limitado ao surround 5.1 e o descodificador de imagem é relativamente mais fraco que os modelos anteriormente apresentados.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446771.gif

Philips BDP7100

Se quiser a mesma excelente relação qualidade preço que encontra no leitor da Samsung, mas não se importar de pagar mais qualquer coisa, a Philips e o modelo BDP7100 são a escolha indicada. Por cerca de 500 euros e com características muito semelhantes ao topo de gama da Sony, o BDP7100 inclui vídeo a 24fps e suporte para DTS-HD e Dolby TrueHD, com um processador de imagem respeitável.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446772.gif