Com a banalização do Wi-Fi e outras ligações à Internet, com e sem fios, os fabricantes souberam reinterpretar para a conectividade o conceito de séculos do rádio/relógio/despertador, seja de cabeceira ou de secretária. As mais recentes tendências destes produtos dão-nos conta de equipamentos bem além das funções básicas esperadas, incluindo vocalizadores de email, molduras digitais, rádio Internet e uma permanente ligação a informação actualizada e pertinente, como o tempo ou o trânsito.

Chumby

O Chumby, fabricado pela empresa com o mesmo nome, é basicamente, um pequeno computador (do tamanho de um despertador comum) com hardware e software open source. O principal meio de interface com o Chumby é o seu ecrã a cores e sensível ao toque, de cerca de 9 centímetros de diagonal e resolução de 320 por 250 pixéis, enquadrado num corpo maleável, com exterior em tecido.



Por baixo desta aparência de peluche 2.0 podemos encontrar, para além do já referido ecrã, um processador Freescale a 350MHz, 64MB de SDRAM, 64MB de memória Flash acessível ao utilizador, dois altifalantes estéreo, saída de áudio e microfone integrados, um acelerómetro e um sensor de torção, para interacção com o Chumby. A conectividade essencial fica a cargo da ligação Wi-Fi, secundada por duas portas USB 2.0. O Chumby é alimentado directamente pela corrente doméstica, dispondo de uma pilha de 9V para manutenção temporária, em caso de falha de energia.



Todo este hardware dá ao Chumby possibilidades quase infinitas, podendo ser utilizado como despertador, rádio Internet, relógio, moldura digital, visualizador de email, feeds RSS e notícias, streaming e reprodução de vídeo e música, jogos, acesso a redes sociais, etc. O acesso a todas estas funções é dado através de pequenas animações em Flash, do tipo widget e que cobrem um universo quase ilimitado de informações e funções. Disponível através da loja online Chumby, por 179,95 dólares, cerca de 116 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448205.gif

Nabaztag



Já aqui falámos do Nabaztag, da francesa Violet, o coelho mais futurista do mundo e provavelmente o antecedente histórico da dominação da Humanidade pelos seus servos robóticos. Este tipo de coisas começam mesmo assim: "Ele é tão fofinho!!" e evoluem rapidamente para uma rede IA de Nabaztags a quererem dominar o mundo.



Aparte as aspirações do Nabaztag e por enquanto, este coelho electrónico faz um pouco de tudo, desde sinalizar e ler emails recebidos, sinalizar e ler feeds RSS e notícias, dizer as horas, o tempo ou o trânsito, reproduzir rádio internet e música em formato MP3, desempenhar funções de despertador, etc., tudo através da suas orelhas motorizadas, cores camaleónicas e voz personalizável (incluindo português).



Apesar de não possuir qualquer tipo de ecrã ou mostrador, o Nabaztag é um companheiro ideal para a mesa de cabeceira e para as funções de despertador, principalmente para quem precisa de uma 'dose' de informação logo de manhâ. Em termos técnicos, o Nabaztag pode ser descrito como um portal Wi-Fi, agregador de informação online e de uma rede local.



A segunda versão do Nabaztag, designado Nabaztag/tag, acrescenta a possibilidade de interacção por sons e cartões RFID, graças ao sensor e microfone incorporados.



O Nabaztag/tag pode ser adquirido em diversas lojas online portuguesas, com links disponíveis no site do coelho mais inteligente do mundo, entre 128 e 140 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448206.gif

SoundBridge Radio



Sim, a vida do dia-a-dia é mais interessante com coelhos e electrodomésticos online fofinhos. Mas este tipo de coisas não é para toda a gente e existe mais do que um argumento em favor da electrónica pura e dura, angulosa e negra como o Darth Vader.



O SoundBridge Radio, da Roku, é um rádio despertador 'sério', com um design sóbrio que se enquadra perfeitamente em qualquer escritório executivo ou doméstico. Aparte o seu ar mais tradicional, o SoundBridge Radio oferece uma solução muito mais completa que os dois produtos anteriores, embora mais centrado no som, acumulando funções autónomas de rádio internet com streaming de uma biblioteca central de música, tudo por Wi-Fi, sendo compatível com a maior parte dos protocolos e livrarias mais populares, incluindo iTunes e Windows Media Player.



Para além da música online, este equipamento possui um receptor AM-FM incorporado, colunas e subwoofer integrados e um leitor de cartões SD/MMC, para reprodução de música. Todas as funções podem ser controladas a partir de um controlo remoto fornecido.



O SoundBridge Radio possui ainda funções de despertador, possuindo um relógio auto-actualizável, botão de snooze e possibilidade de acordar com som de diferentes fontes, incluindo rádio Internet, rádio convencional, tons pré-definidos e música da biblioteca central ou de um cartão de memória, em volume crescente.
Disponível nalgumas lojas de áudio ou através da loja online da Roku, por 299,90 dólares, cerca de 200 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448207.gif

Philips AJL308



O Philips AJL308 é o info-excluído do grupo, já que não possui qualquer tipo de ligação à internet, Wi-Fi ou Ethernet. Todavia, compensa qualquer falta de conectividade com um generoso ecrã de 23 centímetros de diagonal e formato de 16:9, com resolução de 480 por 234 pixéis, para visualização de calendário, relógio e despertador, rádio, fotografias e reprodução de MP3.



O AJL308 possui um rádio FM digital integrado, para além de uma ranhura para cartões de memória SD e uma porta USB, para reprodução de ficheiros de música MP3 e WMA e visualização de fotos, apenas em formato JPEG.



O relógio/despertador possui alarme duplo, com reprodução de música de qualquer uma das fontes disponíveis, bem como uma função Timer, para adormecer ao som de sons ambientes pré-instalados.



Apesar de não possuir todas as funções dos restantes produtos apresentados, o AJL308 prima pela simplicidade e harmonia do seu interface, dando um cunho mais 'visual' ao conceito do comum rádio/despertador ou moldura digital. Por cerca de 150 euros, na maior parte das lojas e grandes superfícies especializadas em electrónica.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448208.gif