A Tsunami, marca da portuguesa J. P. Sá Couto, está a entrar no mercado florescente dos portáteis de baixo custo com um modelo, apesar de tudo, surpreendente. O Tsunami Moover T10 incorpora já um processador Intel Atom, neste caso a iteração Atom N270, a 1,6GHz, com 512Kb de cache L2, bus frontal de 533 MT/s e um consumo máximo de 2,5Watts, demonstrando, à partida, um desempenho significativamente superior ao Intel Celeron-M ULV 353 que equipa actualmente o Asus Eee PC 701.

A nível de expansão e conectividade, o Moover T10 encontra-se em paridade com a oferta média do mercado, com a inclusão de Wi-Fi compatível com norma 802.11 b/g, três portas USB, ligação Ethernet RJ-45, câmara Web de 1,3 Megapixéis integrada na moldura do ecrã, leitor de cartões de memória e saída de vídeo VGA, para além dos jacks de 3,5 mm para microfone e auriculares externos.

O volume de armazenamento interno é do tipo tradicional, com um disco rígido de 80 GB, onde o fabricante optou claramente pelo espaço disponível, apesar da tendência das SSD baseadas em memórias Flash. A memória RAM pré-instalada de 1GB é, igualmente, mais generosa que a oferta do Eee PC e igual á do portátil de baixo custo da HP.

http://imgs.sapo.pt/gfx/454021.gif

Uma das características distintivas do Tsunami Moover T10 é o seu ecrã de 10 polegadas, cerca de 25 centímetros, de diagonal, outra opção positiva do fabricante face à regra dos ecrãs de 8,9 polegadas, partilhada pelos portáteis da HP e da Asus. O ecrã do Tsunami possui uma resolução de 1.024 por 600 pixéis e é controlado por um processador gráfico Intel integrado, o GMA 950, sucessor do GMA 900 que equipa o Eee PC.

Com um ecrã de 10 polegadas é natural que as dimensões e mesmo o peso, ultrapassem ligeiramente as fasquias do Eee e do HP Mini-Note. Assim, o Moover T10 apresenta uma largura de 26 centímetros e comprimento de 18 centímetros, sendo, apesar disto, mais fino que o Eee PC, com uma altura que varia entre os 19 e os 31,5 milímetros. O peso ascende aos 1,2Kg, mais 200 gramas que o portátil da Asus.

http://imgs.sapo.pt/gfx/454022.gif

As dimensões mais generosas traduzem-se também num teclado e trackpad mais ergonómicos e acessíveis.

O Tsunami Moover T10 é vendido com o sistema operativo Windows XP Home Edition pré-instalado, não existindo opções para sistema operativos alternativos.

A surpresa final é o preço anunciado. Conforme a configuração descrita o Moover T10 está a ser comercializado a 399 euros, mais 40 euros que o Eee PC comparável e substancialmente mais barato que o HP Mini-Note. E se comprar pode sempre usar o slogan de que escolhe o que é português...