Com a segurança pessoal e doméstica na ordem do dia e graças à ubiquidade do acesso à internet, através de acesso móvel por placas de banda larga ou directamente no telemóvel, já é possível instalar e usufruir de uma solução privada de videovigilância, ideal para ausências mais prolongadas.

No campo da videovigilância e domótica em geral, o mercado está ainda pouco concentrado no consumidor final comum. As soluções integradas, com servidores ou centros de controlo centrais são ainda dispendiosas e com uma instalação tecnicamente acessível a apenas alguns entusiastas ou a serviços profissionais.

Graças à internet e ao crescimento e noção do conceito de rede doméstica, com múltiplos dispositivos online, ligados através de um router ao serviço do ISP, surgem, todavia, algumas soluções mais simples (e não menos eficazes), ao alcance da maior parte dos consumidores, quer a nível técnico, quer no aspecto do preço e custos associados.

As câmaras de videovigilância por IP não diferem grandemente das vulgarizadas webcams, acrescentando, geralmente, um interface de rede e pouco mais às soluções de comunicação. Uma webcam pode também constituir uma excelente câmara de videovigilância. Através de software específico e alguns talentos de administrador de redes, é possível criar diversas soluções, integrando um computador e uma webcam numa solução de vigilância remota, acessível através da maior parte dos browsers comuns.

O ideal é, todavia, uma solução dedicada, com menores consumos energéticos, mais estável e com possibilidades mais abrangentes. Ficam algumas sugestões.

Linksys WVC54GCA

A WVC54GCA, da Linksys, é uma câmara de vigilância para interiores totalmente integrada, incluindo o seu próprio servidor, sem necessidade de ligação a um PC e dispondo de ligações via Ethernet ou Wi-Fi (802.11g). A câmara da Linksys produz vídeo em formato MPEG-4 ou imagens JPEG em movimento, até 640 por 480.

O vídeo produzido pode ser visualizado em qualquer PC que se encontre na mesma rede ou através da internet, na maior parte dos browsers, apenas com a configuração de algumas portas do router e mantendo toda a segurança da rede interna.

A Linksys disponibiliza ainda um domínio TZO, gratuito durante um ano e que permite aceder à câmara mesmo através de IPs dinâmicos.

A WVC54GCA possui ainda um modo de segurança suplementar, que, em caso de detecção de movimento no campo de visão da câmara, envia imediatamente alertas, incluindo vídeo relevante, para até três contas de correio electrónico definíveis pelo utilizador. O vídeo pode ainda ser gravado para qualquer volume local, remotamente ou em períodos de tempo pré-definidos.

Disponível nalgumas lojas e grandes superfícies especializadas ou online, por cerca de 100 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448535.gif

Axis 206 Network Camera

A Axis 206, da Axis oferece uma solução de vigilância de entrada de gama, com ligação Ethernet e vídeo em JPEG animado, até 30 frames por segundo e resolução de 640 por 480 pixéis. Graças ao servidor integrado, a visualização e controlo de algumas funcionalidades da câmara podem ser efectuados remotamente, através de um interface web, compatível com a maior parte dos browsers, todavia, para acesso a todas as funções disponíveis, o utilizador deverá instalar e utilizar o software incluído, Axis Camera Station One, num computador da rede.

Através do software, o utilizador poderá gravar, visualizar vídeos guardados e agendar eventuais gravações, tudo através da web ou localmente.

A Axis 260 suporta diversos níveis de segurança para utilizadores distintos, tornando a partilha do acesso mais flexível.

Tal como na maior parte das soluções integradas, o pacote de vendas da Axis 260 engloba um serviço DNS para acesso ao interface web da câmara, mesmo em ligações com IP dinâmico.

A Axis pode ser adquirida nalgumas lojas online de domótica, por cerca de 200 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448536.gif

Zipy NC 601

A NC 601, da Zipy, distingue-se das câmaras já apresentadas pela sua base motorizada, permitindo abarcar um maior campo de visão do que as alternativas fixas. O controlo do suporte motorizado é bastante intuitivo, utilizando as teclas de cursor do computador. O interface com a rede pode ser efectuado através de Ethernet ou Wi-Fi e suporta UPnP (Universal Plug and Play), para o mapeamento automático de portas e serviços no router.

Tal como as restantes propostas, a NC601 incorpora um servidor, para visualização directa a partir da internet, sem necessidade de ligação ao PC local. A câmara possui um sensor de 0,3 Megapixéis, produzindo vídeo MPEG-4 com resoluções até 640 por 480 pixéis.

Ao contrário dos restantes fabricantes, a Zipy não disponibiliza qualquer serviço de endereçamento de domínio ou de IP estático.

Disponível na maior parte das grandes superfícies especializadas, por 369,90 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448537.gif

Kit Vigilância, Portugal Telecom

O Kit Vigilância da Portugal Telecom, integrado na oferta de domótica e segurança da PT Comunicações (http://casa.telecom.pt/), é constituído por equipamento da D-Link, nomeadamente a câmara DCS-900 e o modem/router DSL-504T e tem a mais-valia de oferecer uma solução de segurança totalmente configurada, sem necessidade de grandes conhecimentos por parte dos utilizadores e com capacidades de expansão igualmente simples.

Dado a câmara ser fornecida com um modem/router dedicado, não há necessidade de expor portas do router doméstico a potenciais ataques ou adaptar a rede doméstica às funções de videovigilância. A oferta da PT ultrapassa também a questão dos IPs dinâmicos, oferecendo uma base segura para visualização das imagens da câmara, através do portal CasaSegura.

A rede de videovigilância pode ser facilmente ampliada, com a adição de até 4 câmaras, disponíveis individualmente.

Tal como qualquer serviço, a utilização desta solução 'já pronta' implica um custo mensal, variando com o tipo de serviços e outros equipamentos contratados, de 4,9 euros a 9,9 euros. O preço do pacote de vendas do Kit de Vigilância é 199 euros, com cada câmara individual a custar cerca de 148 euros, através da loja online da PT Comunicações ou dos parceiros e representantes autorizados.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448538.gif