Num novo roadmap de desenvolvimento publicado recentemente no seu site, a Mozilla Organization traçou os seus planos para o futuro que abrangem uma mudança da actual suite open source Mozilla para uma versão mais leve e rápida, mediante a passagem da base de código do Netscape para o browser Phoenix.

Prestes a ser renomeado, o Phoenix consiste numa renovação do design do browser da Web Mozilla que apenas utiliza a linguagem de interface de utilizador XUL
(XML User Interface Language) sem integrar o kit de ferramentas XPFE. Em vez de incluir todas as funcionalidades numa única suite, o Phoenix suporta extensões que permite que os programadores acrescentem capacidades quando precisarem sem alterarem o código de base.

Para além disso o actual cliente de email integrado na suite será
também abandonado em favor do Minotaur, que funciona como programa adjunto de correio
electrónico para o Phoenix. Os programadores planeiam criar uma variante do Minotaur empregando a XUL, que está a ser desenvolvido sob o nome de código Thunderbird.

Encontrando-se actualmente na fase alfa, o Mozilla 1.4 será o último
lançamento estável antes de a migração ocorrer. De acordo com o
roadmap, "as principais alterações após o 1.4 envolvem a mudança para o Phoenix e para o Thunderbird, para além da resolução de alguns bugs no motor Gecko do
browser". Juntamente com o novo roadmap para o Mozilla, o
Phoenix verá o seu nome alterado no próximo lançamento - a versão 0.6 - devido a
razões legais.

Alguns analistas consideram que o Netscape 7 da AOL, baseado no Mozilla, poderá ser a última grande
actualização do browser pioneiro, à medida que a AOL se concentra cada vez mais na sua base de assinantes. A empresa do grupo AOL Time Warner lançou recentemente uma versão preview do AOL Communicator, uma suite de email e Instant Messaging concebida para utilizadores avançados. Baseado no Gecko e na XUL, o Communicator oferece uma alternativa às funcionalidades limitadas do programa-cliente da AOL.

Notícias Relacionadas:
2002-09-25 - Projecto Mozilla revela novo browser mais rápido
2002-09-16 - Bug na
família de browsers Mozilla permite recolher dados de
navegação

2002-08-30 - AOL
lança Netscape 7.0 acompanhado de uma forte campanha de marketing