Com vista ao combate dos elevados níveis de abstenção e ao mesmo tempo contribuindo para a redução dos custos logísticos associados à manutenção das assembleias de voto, a entidade de certificação Multicert desenvolveu uma plataforma de votação através da Internet que poderá ser utilizada como um meio seguro e cómodo de voto e disponibilizada em conjunto ou em substituição do tradicional método presencial.



Concebida para eleições, referendos e consultas locais, regionais e nacionais, a plataforma de votação agora apresentada poderá proporcionar aos cidadãos, residentes no estrangeiro ou que prefiram votar de um modo mais confortável, um instrumento suplementar para exercer o seu direito, assegurando a total confidencialidade do voto, salienta a Multicert em comunicado.



"A solução da Multicert também se adequa a eleições para clubes desportivos, sindicatos, Ordens e outras entidades com eleitores dispersos geograficamente", refere a entidade certificadora no mesmo documento.



A votação é efectuada através da Internet, por meio de uma aplicação acessível via browser Web. O sistema integrado, utilizando a aplicação de votação e as páginas disponibilizadas pelo servidor central, permite que, após solicitada a introdução dos elementos de autenticação necessários e exibidas as opções existentes, seja efectuado o voto e obtida uma prova de como este foi efectuado dentro do prazo estipulado.



"A Multicert introduziu as melhores práticas de segurança na plataforma de votação electrónica, garantindo a autenticação do votante, o seu anonimato, a confidencialidade dos dados, a auditabilidade da votação e da plataforma, integridade dos dados/votos, logs do sistema e integridade da plataforma", garante a entidade certificadora.



Notícias Relacionadas:

2003-01-21 - Suiça efectua primeira votação via Internet com força legal

2002-05-06 - Eleições presidenciais estreiam voto electrónico na França

2001-12-02 - Smart card na base da segurança do voto electrónico na Assembleia portuguesa