A entidade certificadora Multicert e SIBS IT/Informática serão parceiras no projecto da Direcção-Geral do Tesouro (DGT) para o desenvolvimento de uma solução de certificação digital, hardware e software associados e serviços de instalação dirigida aos utilizadores da aplicação de homebanking da DGT.



Com a participação da Multicert, a DGT pretende adicionar "confiança, segurança e valor legal" às transacções efectuadas na sua plataforma de e-Gov Banking, "de forma a restringir o acesso a um grupo definido de utilizadores, garantindo a sua identificação, a integridade das transacções e o não repúdio das mesmas", refere-se em comunicado enviado à imprensa.



A plataforma e-Gov Banking é acedida, via Internet, por elementos autorizados dos diversos organismos do Estado, que passarão a ter um cartão de chip integrado com certificado digital que, além de possibilitar a autenticação perante a plataforma, permite ainda que as autorizações de transacções financeiras sejam assinadas digitalmente, garantindo o seu não repúdio e adicionando valor legal às mesmas.



José Pina Miranda, director-geral da Multicert, afirma que a solução Web Security Broker utilizada no projecto da DGT possibilita a adição de autenticação/autorização forte e assinaturas digitais a aplicações Web, sem necessidade de as alterar. "Isto permite reaproveitar na totalidade os fortes investimentos efectuados anteriormente por essas instituições", refere no comunicado.



A instalação central e local da solução já arrancou e deverá ficar concluída nos próximos dias, referem as empresas envolvidas.



Notícias Relacionadas:

2003-04-13 - Primeira votação via Internet em Portugal supera expectativas

2003-03-18 - Bancários estreiam plataforma de voto electrónico da Multicert

2002-02-13 - Multicert apresenta plataforma de votação electrónica