
Depois dos ataques informáticos de que a Ucrânia tem sido alvo desde janeiro, e que já foram ligados a iniciativas russas, agora é a vez da Rússia provar o mesmo remédio. A Netblocks confirma que há vários sites governamentais russos offline.
Tudo indica que o site do Kremlin mas também o State Duma (a câmara inferior do Parlamento russo) tenham sido alvo de ciberataques e que esta seja a razão para estarem em baixo
Questionado pela agência noticiosa Interfax sobre se os sites teriam sido alvo de ataques de DDoS, um porta voz do Kremlin terá dito qu as plataformas estavam a trabalhar normalmente.
A NBC News diz que o presidente Joe Biden tem à sua disposição um "menu de opções" para que os Estados Unidos lancem um ciberataque massivo para bloquear a capacidade da Rússia manter as suas operações militares na Ucrânia, uma informação que terá sido avançada por várias fontes da televisão.
Segundo as mesmas fontes, que serão responsáveis de informação nos EUA e na Europa, ainda não foi tomada nenhuma decisão mas está em cima da mesa a utilização das ciberarmas a "uma escala nunca antes contemplada".
Entre as opções estão a possibilidade de perturbar as ligações internet, desligar os serviços de eletricidade, atacar as infraestruturas de comboios para impedir a Rússia de fornecer mantimentos e outros suplementos às tropas no terreno.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários