As empresas de segurança estão a alertar para a propagação de novas variantes do MyDoom, temendo que as mesmas indiciem o surgimento de uma versão mais perigosa. Com comportamento idêntico aos seus antecessores, o MyDoom-U e MyDoom-V têm, contudo, uma particularidade: a de ocultarem nas suas linhas de código um pedido de emprego para os seus criadores.



A indicação da descoberta é dada pela empresa britânica
Sophos que ao estudar as linhas de código das novas versões descobriu escondida a frase "We searching 4 work in the AV industry", qualquer coisa como "Procuramos emprego na indústria anti-vírus".



O pedido poderá ter somado pontos em termos de reconhecimento de criatividade ao seu programador, mas a comunidade de peritos informáticos não se mostrou muito surpreendida. "É difícil saber se os criadores destas novas versões do MyDoom estão a falar a sério", refere Graham Cluley, consultor da Sophos, em comunicado, deixando claro que, mesmo a ser real, nenhuma empresa de segurança consideraria tal apelo por parte de um hacker.



À parte da particularidade do apelo dissimulado, as versões do MyDoom postas a circular mais recentemente são consideradas de baixo risco segundo a Sophos, a Symantec e a Panda Software. A indústria da segurança informática teme contudo que a V e a U sirvam apenas de teste para a introdução de melhorias que façam crescer o nível de "perigosidade" do vírus.



Usando como "transporte" o email, a versão original do MyDoom surgiu em Janeiro deste ano, atingindo um novo computador a cada vez que o seu utilizador, desprevenido, abria o ficheiro anexo que continha o programa. Um saldo negativo de milhões de máquinas infectadas conferiu-lhe o título do pior vírus informático de sempre.



Notícias Relacionadas:

2004-07-28 - Última versão do MyDoom deixa porta de entrada para novo vírus

2004-07-27 - Nova versão do MyDoom afecta Yahoo, Google e Altavista

2004-02-10 - Novos vírus aproveitam legado de Mydoom propagando-se em máquinas infectadas

2004-01-27 - Novo vírus de propagação rápida atinge emails em todo o mundo