A Intel já tinha mostrado a sua plataforma Curie, destinada para dispositivos wearable, mas agora a empresa mostrou uma das possíveis utilizações para o ecossistema: nada mais, nada menos do que controlar robots apenas com gestos.

O diretor executivo da tecnológica, Brian Krzanich, tinha uma pulseira inteligente desenvolvida no ecossistema Curie e controlou quatro aranhas-robot em simultâneo.

Dependendo dos gestos que fazia, os robots iam respondendo de forma positiva. Por exemplo, movimentar todo o braço para a esquerda mudava a cor dos LED incorporados no equipamento, e todo para a direita mudava para outra cor - que pode ser usado para uma alteração rápida de estados de utilização.

Mas Brian Krzanich também levantou o seu braço, movimento respondido pelas aranhas de igual forma: levantaram um dos seus braços mecânicos, correspondendo da melhor forma ao CEO da Intel. Os interessados podem ver a demonstração no Engadget.

O projeto que a gigante norte-americana está a desenvolver abre portas a outras possibilidades, como o controlo de drones também com gestos. Em Portugal, por exemplo, está-se a trabalhar no controlo de aeronaves não tripuladas apenas com o pensamento.

O desenvolvimento da robótica e da interação com os humanos está a avançar a grande ritmo e ainda ontem, 7 de abril, ficou-se a saber que a Google tem planos para transferir a personalidade de humanos para robots.

A plataforma Curie foi apresentada em janeiro deste ano na Consumer Electronic Show e é uma das grandes apostas da Intel para a próxima vaga tecnológica, a dos wearables.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico