Vários sites e blogs têm divulgado nas últimas semanas que em setembro um asteroide vai colidir com a Terra e provocar danos massivos. O rumor atingiu tais proporções que a NASA decidiu falar sobre o assunto e garantir que não há motivo para alarme.

"Não há qualquer base científica - uma única evidência - de que um asteroide ou qualquer outro objeto celestial vá colidir com a Terra". A garantia foi dada por Paul Chodas dos laboratórios da agência em Pasadena. "Se houvesse um objeto com dimensões capazes de provocar esse tipo de destruição em setembro já teríamos visto alguma coisa".  

Na mesma declaração a NASA garante que nos próximos 100 anos a possibilidade de ocorrer um desastre com tais proporções é de 0,01%.

De acordo com os rumores, o impacto aconteceria entre 15 e 28 de setembro, quando o asteroide à deriva no espaço embatesse no planeta, afetando sobretudo as regiões de Porto Rico, a costa atlântica dos Estados Unidos, o Golfo do México, mas também as regiões centro e sul dos Estados Unidos.

Não é a primeira vez que um rumor do género obriga a NASA a reagir. Em 2012 aconteceu uma situação idêntica.

Esta sexta-feira é precisamente o dia em que um asteroide passará mais perto do nosso planeta nos próximos tempos. Passará a 1.689.811 quilómetros da Terra.