O robot que tinha uma esperança média de vida de três meses continuou a rolar na superfície de Marte depois de mais de dez anos mas os últimos problemas registados fazem com que a continuidade da missão seja incerta.

Desde Setembro que o Opportunity regista problemas persistentes de memória, sofrendo "apagões" constantes e perdendo dados. As tentativas de reformatar o sistema não resultaram e nas últimas semanas somaram-se também problemas de comunicação.

A NASA está agora a preparar uma actualização de software que vai impedir o Oppotunity de usar uma parte específica da memória e espera desta forma ultrapassar o problema, como relata a Discovery News.

O objectivo é que o rover consiga prosseguir viagem até ao Marathon Valley, que está apenas a 650 metros de distância da localização atual e reunir mais informação sobre as descobertas da Curiosity, que encontrou evidências da existência de água em estado líquido há milhões de anos.




Vale a pena recordar que o Opportunity é atualmente o veículo com mais distância percorrida fora do planeta Terra, sendo que a NASA tem ambições para que o robot explorador consiga percorrer uma maratona – isto é, 42 quilómetros em solo marciano.

O vídeo abaixo recupera informação sobre as expectativas da missão em Marte e os objetivos definidos para a Opportunity, assim como as conquistas feitas nos 10 anos de exploração.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico