Recentemente a Estação Espacial Internacional recebeu uma nova carga de componentes - que vão desde alimentos a material de investigação. Mas quando o módulo espacial da SpaceX regressou à Terra trouxe consigo alguns elementos que estavam na ISS. Entre os quais estão ferramentas impressas em 3D.

A NASA quer analisar os resultados das primeiras ferramentas impressas no espaço com recurso a uma impressora especial desenhada pela empresa Made in Space, revela a entidade em comunicado.

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) vai procurar perceber os efeitos que a microgravidade tiveram no processo de impressão, e dependendo das conclusões, isso pode ajudar a melhorar a tecnologia de impressão 3D na Terra.

Mas a NASA tem objetivos mais ambiciosos e está também a validar o conceito de "print on demand", isto é, enviar a informação de impressão a partir da Terra e ver qual o resultado final fora do planeta.

Os investigadores da organização norte-americana querem ter todo o processo bem entendido e testado tendo em vista a futura exploração de Marte - onde não será necessário levar ferramentas para o planeta, sendo que as mesmas serão feitas a partir de lá.

Atualmente os astronautas da ISS têm duas impressoras 3D diferentes, que permitirão perceber qual a máquina e a metodologia que garante os melhores resultados em comparação com as ferramentas que são produzidas no planeta Terra.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.