Recentemente a Estação Espacial Internacional recebeu uma nova carga de componentes - que vão desde alimentos a material de investigação. Mas quando o módulo espacial da SpaceX regressou à Terra trouxe consigo alguns elementos que estavam na ISS. Entre os quais estão ferramentas impressas em 3D.

A NASA quer analisar os resultados das primeiras ferramentas impressas no espaço com recurso a uma impressora especial desenhada pela empresa Made in Space, revela a entidade em comunicado.

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) vai procurar perceber os efeitos que a microgravidade tiveram no processo de impressão, e dependendo das conclusões, isso pode ajudar a melhorar a tecnologia de impressão 3D na Terra.

Mas a NASA tem objetivos mais ambiciosos e está também a validar o conceito de "print on demand", isto é, enviar a informação de impressão a partir da Terra e ver qual o resultado final fora do planeta.

Os investigadores da organização norte-americana querem ter todo o processo bem entendido e testado tendo em vista a futura exploração de Marte - onde não será necessário levar ferramentas para o planeta, sendo que as mesmas serão feitas a partir de lá.

Atualmente os astronautas da ISS têm duas impressoras 3D diferentes, que permitirão perceber qual a máquina e a metodologia que garante os melhores resultados em comparação com as ferramentas que são produzidas no planeta Terra.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico