A Nec
Solutions America
desenvolveu um Tablet PC denominado Versa LitePad extremamente leve e um ecrã ultra-fino. A empresa considera que o dispositivo oferece uma plataforma de "papel digital" vocacionada para o mercado empresarial.

Permitindo a introdução de dados através de uma caneta electrónica, este dispositivo sem fios integra o novo sistema operativo Windows XP Tablet PC Edition, estando especialmente destinado a profissionais que desempenham actividades em mercados verticais como a saúde, vendas ambulantes e serviços profissionais em que os utilizadores necessitam de uma solução fácil de utilizar numa série de ambientes móveis. O computador está a ser também promovido como sendo adequado aos sectores de comércio a retalho, manufactura, indústria farmacêutica e automatização de mão-de-obra.

Ostentando uma capa de magnésio prateado e uma cor azul, o
Versa LitePad tem uma dimensão de cerca de 27 centímetros de comprimento e 1,25 centímetros de espessura, pesando apenas cerca de um quilo. O ecrã possui uma largura de quase 24 centímetros, o que permite interagir com o aparelho como se se tratasse de papel digital, captando electronicamente notas manuscritas e simplificando as colaborações diárias de trabalho.

Este Tablet PC é especialmente indicado para organizações que pretendem substituir os seus sistemas tradicionais de blocos de notas em papel com uma solução móvel que permita simplificar a recolha de dados em campo e melhorar as comunicações com empregados localizados em locais distantes do escritório. O Versa LitePad vem com um processador Pentium III-M de voltagem ultra-reduzida da Intel funcionando à velocidade de relógio de 933 MHz, bem como com 356 MB de memória. O dispositivo integra ainda suporte para redes locais sem fios baseadas nas especificações 802.11b e
802.11a e uma placa Mini PCI para redes locais

A NEC juntou ainda como software de base a versão 5.0 do Adobe Acrobat Reader, o Alias/Wavefront SketchBook Pro, o programa utilitário de redes locais sem fios Peer-to-Peer Colligo Networks Personal Edition, o software de design e anotação Corel Grafigo, a agenda pessoal electrónica e gestor de tempo FranklinCovey TabletPlanner, a suite de ferramentas de produtividade Microsoft Office XP e o leitor de eBooks Zinio Reader. O Versa LitePad tem um preço de venda de 2.399 dólares.

Notícias Relacionadas:
2002-11-08 - Bill Gates apresenta plataforma Windows Tablet PC
2002-11-08 - Fabricantes dão a conhecer modelos tablet PC com plataforma Microsoft
2002-11-07 - Estudos predizem fraca utilização dos tablet PCs em 2003