É uma "nova experiência" o que a Netflix acaba de mostrar numa conferência com a diretora de produto, Eunice Kim, e a diretora de tecnologia, Elizabeth Stone, e que vai chegar gradualmente aos ecrãs dos assinantes do serviço de streaming. Design melhorado, recomendações adaptáveis e um novo sistema de pesquisa pretendem tornar a utilização mais simples, fácil e intuitiva para que os utilizadores possam escolher as séries e filmes que mais se adaptam aos seus gostos.

“A nova experiência de TV da Netflix é igual àquela que já conhecíamos e adoramos, só que melhor”, defendeu Eunice Kim na apresentação.

A Netflix tem apostado na inovação tecnológica e foi nos últimos anos pioneira em várias áreas, o que lhe garantiu uma posição de topo no ecossistema de streaming de conteúdos e uma base de clientes de 301,6 milhões a nível global no final de 2024. A Open Connect, a rede de distribuição de conteúdos, e o sistema melhorado de recomendações personalizadas, são exemplos apontados.

"Uma das razões pelas quais entrei (e pelas quais fico) nesta empresa é porque a Netflix sempre teve uma capacidade única de combinar a melhor tecnologia com o melhor entretenimento. Este é o nosso superpoder. Obviamente, tudo começa com grandes programas e filmes que as pessoas adoram. Mas se pensarmos em todas as áreas em que a Netflix tem uma grande vantagem - o nosso alcance, as nossas recomendações, o nosso fandom - é a tecnologia que permite todas essas coisas", explica Elizabeth Stone.

Veja o vídeo com as novidades do Netflix

Com a atualização da interface deverá ser mais fácil encontrar séries ou filmes, com as informações necessárias a aparecer no centro do ecrã, adicionando etiquetas como “Vencedor de um prémio Emmy” ou “1º em séries”.

Os atalhos vão ser também mais visíveis, com a ligação à pesquisa e à "minha lista" que vão ficar no topo do ecrã e serão mais fáceis de utilizar. A Netflix trabalhou também nas recomendações que vão ser mais relevantes para os interesses dos clientes, atualizadas em tempo real, e com tudo isto o design está também mais "limpo" e fácil de navegar.

Para quem usa a aplicação móvel foram também adicionadas novidades, com mudanças na pesquisa que incorporam agora IA generativa. Vai começar pela funcionalidade opcional no sistema Apple e que é adicionada em versão beta, permitindo usar linguagem natural e comandos como "Quero ver algo divertido”.

A empresa vai começar a testar nas próximas semanas um feed vertical com clips de séries e vídeos que muda a forma de descobrir títulos, mais semelhante aos feeds das redes sociais. Depois basta tocar no ecrã para ver o filme ou série ou adicioná-lo à lista.

Netflix feed vertical
Netflix feed vertical créditos: Netflix

"O que mais me entusiasma é o facto de esta nova experiência nos dar a capacidade de evoluir e inovar mais facilmente no futuro. É assim que vamos tornar a Netflix que as pessoas conhecem ainda melhor. E é assim que vamos continuar a ligar o nosso público a ainda mais séries, filmes e jogos que eles vão adorar”, defende Elizabeth Stone.