
A indústria dos efeitos especiais continua a ser transformada pelo potencial da inteligência artificial e a Netflix, que produz uma elevada quantidade de séries e filmes por ano parece ter-se rendido à tecnologia. No caso em questão foi utilizada IA generativa para acelerar o processo na criação de uma cena mais rapidamente e poupar os respetivos custos.
A série em questão chama-se The Eternauts, uma produção argentina de ficção científica que teve bastante sucesso no seu lançamento em abril. A série é baseada na novela gráfica homónima, criada por Héctor Germán Oesterheld. Segundo o codiretor executivo da Netflix, Ted Sarandos, citado pela BBC, a inteligência artificial foi utilizada numa cena de um edifício a colapsar.
Afirma que a tecnologia permitiu à equipa de produção completar as sequências mais rapidamente, a um custo inferior. Ted Sarandos acrescenta que o uso desta tecnologia tem permitido às produções com orçamentos mais pequenos de utilizar efeitos visuais avançados. No exemplo dado com os The Eternauts, a IA ajudou a equipa a completar uma sequência de um edifício a ruir em Buenos Aires, 10 vezes mais rapidamente do que a utilização das ferramentas tradicionais de efeitos especiais.
“O custo da mesma seria impraticável para uma série com aquele orçamento. Essa mesma cena é, na verdade, a primeira em que as filmagens finais utilizam IA generativa aparecem no ecrã de uma série ou filme original da Netflix. Os criadores estavam entusiasmados com o resultado”, disse o patrão da plataforma.
A utilização de IA tem sido polémica em Hollywood, seja pela possível substituição dos atores, sobretudo no uso da voz e o direito à imagem. Mas também pela substituição do trabalho humano nas diferentes tarefas, neste caso nos efeitos especiais.
Os comentários sobre o uso de IA aconteceram durante a publicação dos resultados da plataforma. A plataforma viu um crescimento de receitas de 16% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao período homólogo do ano passado. As receitas foram de 11 mil milhões de dólares para o trimestre que acabou em junho, aumentando os lucros de 2,1 mil milhões para 3,1 mil milhões de dólares. A terceira temporada de Squid Game foi o principal catalisador dos resultados acima do esperado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários