Juntando-se a outras empresas de segurança informática que já disponibilizaram ferramentas de combate às aplicações de vigilância da navegação dos internautas, a Network Associates lançou o McAfee AntiSpyware. Dirigida ao consumidor individual, a aplicação pode ser descarregada do site da empresa mediante o pagamento de uma subscrição anual de 39,95 dólares, sensivelmente o mesmo valor em euros.



O spyware está a assumir cada vez maiores proporções nas preocupações dos utilizadores de Internet já que estes programas instalados nos computadores podem vigiar a actividade de navegação na Internet, capturar informação teclada e garantir o acesso aos discos rígidos dos PCs. Em meados do ano passado a Federal Trade Commission alertou os internautas para o facto de existir a possibilidade de ser instalado nos seus computadores spyware em conjunto com algumas aplicações P2P.



O McAfee AntiSpyware funciona quase da mesma forma que as aplicações antivírus, outra das áreas de produção da Network Associates, fazendo uma verificação do disco rígido do PC e confrontando a informação com uma base de dados de programas de spyware conhecidos. Os utilizadores podem ainda definir a forma de verificação, accionando o AntiSpyware manualmente ou programando um determinado dia e hora para essa verificação.



Ao mesmo tempo o McAfee AntiSpyware pretende proteger os computadores da instalação de novas aplicações de spyware, criando uma protecção enquanto estiver activo. A base de dados de informação sobre spyware é actualizada automaticamente e a compra da aplicação dá direito a um ano de actualizações.



Algumas aplicações de protecção antivírus incluem já o bloqueio à instalação de spyware e a verificação dos discos dos computadores onde estão instaladas, mas a Network Associates afirma em comunicado que as funcionalidades do novo AntiSpyware são mais avançadas.

Notícias Relacionadas:

2004-01-16 - Clearswift prevê aumento da circulação de código malicioso e nascimento de super-vírus

2003-02-13 - Spyware atinge um terço das empresas europeias

2002-01-04 - Programas de partilha de ficheiros contêm Cavalo de Tróia que vigia cibernautas