Os chamados loot boxes são pacotes com conteúdos aleatórios disponíveis nos videojogos, muitos desbloqueados com o progresso das partidas, outros podem ser adquiridos com dinheiro real. O principal exemplo dessa mecânica é a série de futebol virtual FIFA da Electronic Arts, em que os jogadores podem abrir carteiras de cartas virtuais de atletas para construir a melhor equipa possível. A polémica centra-se no fator “sorte” e a percentagem reduzida para se obter os melhores elementos, obrigando os utilizadores a investirem muito dinheiro a comprar os “packs” sem saberem o que contém no seu interior.

Nesse sentido, a Niantic prefere não arriscar e ver o seu popular jogo Pokémon GO ser investigado por práticas de gambling no que diz respeito aos ovos das famosas criaturas. A produtora está a testar a possibilidade de os jogadores espreitarem o interior dos ovos para saber quais os possíveis Pokémons que estão a ser gerados.

Ao tocar no ovo os jogadores podem ver uma tabela de probabilidades, assim como o respetivo nível de raridade. Apenas não revela se o Pokémon em questão será de qualidade Shiny. Pokémon GO apresenta diferentes tipos de ovos que podem ser incubados depois de percorrer uma certa distância.

Durante o anúncio no Twitter, um utilizador perguntou se era possível descartar ovos não desejados, mas a Niantic deixou claro que não estava prevista essa funcionalidade. A ideia dos jogadores era compreender as possibilidades das criaturas que poderiam ser chocadas, e caso não lhes interessasse, descartá-los, para tentar a sorte em futuros ovos.

Na Alemanha e Bélgica, estas mecânicas já foram associadas aos jogos de vício, e foram criadas leis que obrigam os videojogos que as utilizem a serem rotulados para utilizadores maiores de 18 anos. A matéria também já foi discutida no Reino Unido, onde se pondera regular esta mecânica de gambling nos videojogos. Tanto a EA como a Epic Games já tiveram de pagar multas e indeminizações devido à aleatoriedade dos pacotes. No caso de Fortnite, para resolver uma ação legal, a empresa deu a todos os jogadores 1.000 v-bucks (a moeda virtual do jogo).