As "loot boxes" são uma tendência polémica nos videojogos. Em muitos casos, as caixas são utilizadas como mecânicas pagas de progressão, causando algum desequilíbrio na competição que é promovida pelo próprio jogo. No entanto, os prémios destas loot boxes não podem ser previstos com precisão, e isso tem gerado algum debate em torno da possibilidade de estas mecânicas poderem, ou não, ser consideradas jogos de azar.

As "loot boxes" já são ilegais em alguns países e o Reino Unido pode ser o próximo a proibi-las. Um novo relatório do Departamento da Cultura, Media, Comunicação e Desporto considera que alguns representantes da indústria padecem de uma preocupante falta de honestidade. Segundo a IGN, o órgão escreve que estas figuras têm-se mostrado "muito relutantes na altura de explicar que dados recolhem sobre o vício que pode causar a utilização destes mecanismos".

O documento conclui que mecânicas deste género devem ser reguladas segundo o Gambling Act, uma vez que através delas é possível adquirir elementos aleatórios através de dinheiro real.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.