
Apresentada em meados de janeiro através de um enigmático vídeo, a Switch 2 foi revelada através de uma composição 3D, mostrando o seu novo formato, não rompendo com o design da consola híbrida original. A Nintendo parece apostada em mexer pouco numa fórmula vencedora e uma geração marcada pela venda de cerca de 150 milhões de unidades, colocando-a entre as mais bem-sucedidas consolas de sempre.
Mas muito tinha ficado por responder na apresentação inicial, que de forma intencional, a fabricante japonesa empurrou para este dia 2 de abril a apresentação formal dos seus detalhes. Entre os detalhes que faltavam responder, as maiores dúvidas prendiam-se com o preço e data de lançamento, claro, mas também duas funcionalidades que ficaram no ar. Para que serve o misterioso botão C? Ou, será que o JoyCon pode ser usado como rato? Foram perguntas deixadas no ar sem resposta no trailer inicial.
Veja na galeria imagens da Switch 2
Relativamente ao que já se sabia, no design da consola foi possível ver os cantos arredondados da consola e dos comandos. O suporte de moldura foi também modificado, parecendo ser mais seguro que o anterior e garantindo uma elevada inclinação, quase deitando a consola na mesa.
Também ficou claro que o ecrã cresceu um pouco mais, assim como os seus comandos amovíveis JoyCons. Estes foram também reforçados na área da junção e também em torno dos analógicos, provavelmente para ultrapassar os problemas de "drift" registados no modelo anterior.
Quando desencaixados, os botões interiores do comando que assumem o papel de gatilhos parecem mais salientes e redesenhados. Já o encaixe é agora magnético, ao contrário do sistema deslizante da primeira versão.
Veja o vídeo da revelação da consola
Apesar da apresentação oficial da Switch 2, a Nintendo parece não querer desistir tão cedo do apoio à consola anterior. Na semana passada apresentou um Direct dedicado a jogos para este sistema, mas que serão obviamente compatíveis com o novo modelo. A fabricante revelou uma aplicação dedicada, Nintendo Today, onde promete notícias sobre os seus jogos, aplicações e claro, Switch 2. Também o sistema de cartões virtuais permite aos utilizadores emprestar os seus jogos digitais a membros da família num sistema mais simples. Uma funcionalidade válida para ambas as consolas.
Dúvidas respondidas com o novo Nintendo Direct dedicado à Switch 2
Antes de começar a falar a consola, o Nintendo Direct arrancou com o trailer do novo Mario Kart, permitindo ver um pouco das melhorias gráficas desta nova geração, nomeadamente as animações, iluminação e cor. Novas habilidades e a possibilidade de assumir outros veículos na pista, como camiões, Mario Kart World é o nome do novo título em exclusivo para a Switch 2. A atmosfera das pistas muda mediante as condições do dia. A principal novidade é a possibilidade de explorar um mundo aberto repleto de corridas para participar. Podem correr 24 pilotos na mesma pista, segundo a Nintendo. O jogo será título de lançamento da Nintendo Switch 2 e terá um Nintendo Direct dedicado em breve.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
O primeiro elemento a ser apresentado da consola é o misterioso botão C. Sem grande grande surpresa, trata-se de C de Chat, ou neste caso, a funcionalidade GameChat. O botão abre o canal de comunicação, uma espécie de Discord, com funcionalidade de cancelamento de ruído. Funciona tanto com a consola em modo televisão como portátil. O botão abre o menu de partilha de imagens e vídeos dos jogos, podendo registar os melhores momentos.
Ao ligar uma câmara externa pode abrir a videoconferência e substituir as reações em tempo real de cada jogador pelos típicos avatares. A câmara é o primeiro acessório oficial da consola e que estará à venda no dia de lançamento, sendo obrigatório ter uma conta Switch Online ativa. O Game Share é outra funcionalidade do GameChat, onde certos jogos podem ser partilhados localmente com outros jogadores, sem a necessidade de adquirir os jogos.
O ecrã da Switch 2 tem 7,9 polegadas, oferecendo uma resolução de 1080p a 120 FPS. Trata-se de um LCD com HDR e tem magnetos nas laterais para encaixar os comandos JoyCon. Os botões LR e SR são maiores, assim como os sticks analógicos. E mais uma vez, os JoyCons podem ser utilizados como rato nos jogos compatíveis.
A consola tem um microfone embutido com cancelamento de ruído. A Nintendo promete qualidade de som tridimensional, mesmo sem auscultadores. Tem duas entradas USB-C em baixo, para carregamento na dockstation e outra em cima para periféricos. Tem armazenamento interno de 256 GB e quando ligado à base pode alcançar 4K. A retrocompatbilidade dos jogos da Switch confirmaram-se mais uma vez.
Novos jogos a caminho e preço revelado
A Nintendo avança que o lançamento oficial da Switch 2 está já marcado para o dia 5 de junho. Para acompanhar a estreia, chegam vários jogos que ganham novas versões para a consola e há também um novo título que aproveita a possibilidade de usar os comandos em modo rato.
Elden Ring, Street Fighter 6, Daemon X Machina, Split Fiction, EA Sports FC, Hogwarts Legacy, Tony Hawk’s Pro Skater 3+4, Hitman: World Assassination, Project 007, Bravely Default: Flying Fairy HD Remaster, Yakuza 0: Director’s Cut estão entre as novidades de jogos que vão chegar também Switch 2.
Hyrule Warriors: Age of Imprisonment, está a ser desenvolvido pela Koei Tecmo Games em parceria com a Nintendo. A história que precede Tears of the Kingdom chegará no final do ano, no inverno, afirma a empresa.
A pensar nos fãs de jogos clássicos, há espaço para um pack de expansão que tem um conjunto de títulos da Nintendo Gamecube, que contam com melhorias na resolução, que estará disponível no dia de lançamento da Switch 2. E para os mais saudosistas, há até uma versão atualizada do comando da Gamecube para jogar na nova consola.
Borderlands 4, Civilization VII, WWE 2K, NBA 2K, Survival Kids, Enter the Gungeon 2, Starseeker, Cyberpunk 2077, Final Fantasy VII, Kirby Air Riders e Donkey Kong Bananza juntam-se à lista de títulos para a nova consola portátil da Nintendo, entre muitos outros jogos que estarão disponíveis a partir de 5 de junho, ainda este ano ou mais tarde.
Embora não tenha revelado o preço durante o Direct, a Nintendo avança em comunicado que, nos Estados Unidos, a Switch 2 vai custar 499,99 dólares, na versão com o jogo Mario Kart World. Já a versão base da consola conta com um preço de 449,99 dólares.
Em Portugal, a loja da Nintendo já conta com informação acerca do preço da consola. De acordo com a informação partilhada, a Switch 2 terá um preço de 469,99 euros (pela versão base), subindo para 509,99 euros pelo bundle com o novo jogo da série Mario Kart. Será também possível fazer a pré-compra da consola a partir do dia 8 de abril, no entanto, esta opção "estará inicialmente disponível apenas por convite para determinados membros do Nintendo Switch Online", indica o site.

Surge também a indicação de que Mario Kart World vai estar disponível com um preço de 79,99 euros, para a versão digital, e de 89,99 euros, para a versão física. Já Donkey Kong Bananza estará disponível por 69,99 euros, na versão digital, e 79,99 euros na versão física.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 16h12)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários