De passagem por Londres, onde foi premiado com um BAFTA nos GAME British Academy Video Games Awards, Shigeru Miyamoto, o criador de sucessos da Nintendo como Super Mario Bros, A Lenda de Zelda ou Donkey Kong revelou que fazer da consola portátil da Nintendo uma ferramenta útil no ensino tem sido um dos projectos a que mais se tem dedicado.

Há várias experiências pontuais que ligam as consolas da Nintendo ao ensino, mas Miyamoto, explica que a partir do próximo ano lectivo o sistema de jogos da fabricante japonesa pode ganhar definitivamente lugar no ensino, como ferramenta de apoio, adiantou numa entrevista à Associated Press.

"Essa deve ser a área a que mais me tenho dedicado", assumiu o responsável, afirmando que a empresa tem vindo a trabalhar no roll out do sistema Nintendo DS "para pré-primárias e primárias no Japão, a partir do próximo ano escolar", cita a agência.

Segundo o guru dos jogos, este será um passo que acontece depois da consola de jogos portátil ser já usada em muitos museus, galerias e aquários, sobretudo no seu país de origem.

O objectivo da empresa, que para ser bem sucedido terá também de contar com o interesse de parceiros no desenvolvimento de aplicações específicas, é fazer da DS um apoio educativo e uma ferramenta de ensino.

O projecto integra-se no esforço da companhia, também dona da consola Wii, para alargar o público de jogos de consolas, precisou o mesmo responsável.