A VGC confirma que a Nintendo terá uma consola de última geração para apresentar em 2024. A plataforma cita fontes próximas da empresa que indicam que os kits de desenvolvimento já estão, inclusivamente, na possa de estúdios parceiros.

A consola deverá chegar ao mercado no segundo semestre do próximo ano. A gigante nipónica quer garantir que não haverá escassez de stock, por forma a chegar a todos os interessados sem as limitações que Sony e Microsoft enfrentaram aquando do lançamento dos seus últimos sistemas.

A VGC cita as mesmas fontes para noticiar que esta consola também será híbrida, tal como a Switch, e que contará com um display LCD, em vez de um premium OLED, para que o sistema possa ser comercializado por um preço mais comportável.

Jogos comprados online na conta da Switch serão transferidos para a próxima consola da Nintendo
Jogos comprados online na conta da Switch serão transferidos para a próxima consola da Nintendo
Ver artigo

A maioria dos detalhes permanece um mistério e a Nintendo não comentou os rumores, após ser contactada pela VGC.

Importa recordar que a Switch vai para o seu sétimo ano de vida. Está previsto que as vendas da consola caiam consideravelmente, nos próximos meses, e o mesmo deverá acontecer com os jogos. Serkan Toto, analista especializado no mercado dos videojogos, disse à VGC que a única forma de recuperar desta quebra é lançando uma nova consola.

A Nikkei Asia afirmou, no passado mês de maio, citando fontes próximas da Nintendo, que a empresa estaria a trabalhar numa nova consola e sublinhou que o desenvolvimento estava a correr sem percalços. Na altura, o portal escreveu que "nenhum lançamento aconteceria antes da primavera de 2024", o que deixa a janela temporal sugerida pela VGC ainda mais realista.

Os analistas dizem ainda que a consola deverá chegar acompanhada de vários títulos de primeira linha, para aproveitar as compras de Natal.

Nada disto está oficialmente confirmado pela Nintendo, mas com as pistas a apontarem todas para o mesmo lado, é provável que a nova Switch esteja já em afinação para se estrear nas lojas em 2024.