A Nintendo Switch é um sucesso. Trata-se de uma das consolas mais inovadoras dos últimos anos, graças às diferentes formas de jogar que concentra em si própria, e a popularidade junto dos consumidores e da crítica encorajou a tecnológica japonesa, em 2019, a estender esta linha com um novo sistema. Mais económica, menos poderosa e menos robusta, a Switch Lite é em quase tudo semelhante à sua congénere padrão, mas o facto de não ter controladores destacáveis cria alguns empecilhos em certas experiências.

O problema pode estar prestes a ser resolvido, contudo. De acordo com a VGC, a Nintendo patenteou um novo controlador. Trata-se de um Joy-Con externo, que não se liga fisicamente à consola, mas que oferece as mesmas funcionalidades que os controladores originais. O registo indica que o comando foi desenvolvido em 2018, mas submetido apenas em abril de 2020.

tek joycon

Note que a patente não é, necessariamente, sinónimo de produto final. Não existem garantias de que a Nintendo tenha, de facto, intenções de comercializar este acessório, embora seja claro que este resolve alguns problemas de acessibilidade na Switch Lite, especialmente se levarmos em conta que alguns jogos requerem mesmo a utilização dos Joy-Cons destacados da consola.

Atualmente, existem também alguns rumores de que a empresa tem um novo modelo para apresentar em 2021, pelo que este controlador pode vir a fazer parte de um evento de revelação mais extenso, com outras novidades à mistura. Sobre isto não há, no entanto, qualquer confirmação oficial.