A justiça norte-americana considerou que a Nintendo viola uma patente registada pela empresa Tomita na consola portátil 3DS. A sentença diz que a partir de agora, todas as consolas que forem vendidas terão que ser "taxadas" em 1,82% do preço total, dinheiro que irá para a Tomita.

A patente violada pela Nintendo está relacionada com a tecnologia usada na câmara da consola portátil. A empresa vai ter que partilhar cerca de três euros por cada 3DS vendida e cerca de 3,60 euros por cada 3DS XL - tendo em conta os preços atuais das consolas no mercado nacional.

A decisão, anunciada pela Law360, é vista como um revés para a tecnológica nipónica já que reduz de forma significativa os lucros gerados pela Nintendo 3DS, a única consola da empresa que está a viver um bom momento de forma a nível de venda de unidades. Em novembro e só nos EUA, estima-se que tenham sido vendidas perto de 700 mil unidades.

Em março de 2013 a Nintendo também teve que pagar uma multa de 30 milhões de dólares relativamente à 3DS, por uso indevido de uma tecnologia que permitia visualizar os conteúdos em 3D sem recurso a óculos especiais.

Até à data a Nintendo já terá vendido perto de 35 milhões de modelos da 3DS.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.