A fabricante japonesa Nintendo acaba de revelar os números oficiais de vendas da sua consola de jogos GameCube para o primeiro trimestre fiscal deste ano e os resultados são ainda mais baixos do que a pior das suas expectativas, noticiou a Agência Reuters.

Ao todo, entre os meses de Abril e Junho de 2003 (o primeiro trimestre fiscal deste ano) a marca do Super Mário anunciou que vendeu 80 mil unidades da sua consola de jogos GameCube em todo o mundo, um número muito abaixo do inicialmente previsto pela empresa. Estes fracos números podem ser explicados pela forte concorrência das rivais de peso PlayStation 2 da Sony e X Box da Microsoft.

Recorde-se que a empresa nipónica - que tem vindo a reduzir sucessivamente o preço deste aparelho e as suas previsões de vendas - esperava em Maio último vender seis milhões de consolas GameCube até ao mês de Março de 2004 - altura em que termina o seu ano fiscal de 2003.

Em compensação, a Nintendo anunciou que o seu Game Boy Advanced vendeu, no mesmo período e também à escala mundial, um total de 3,24 milhões de unidades, um número importante numa altura em que a empresa baixou em 18 por cento as suas previsões de lucros para 2003 devido, fundamentalmente às fracas vendas da GameCube.

Apesar de continuar a manter a liderança no sector das consolas de jogos, a PlayStation 2 da Sony registou uma quebra acentuada de 42 por cento no seu volume de negócio entre Abril e Junho de 2003, registando, ainda assim 2,65 milhões de dólares de vendas a nível mundial.

Notícias Relacionadas:
2003-04-08 - Nintendo baixa expectativa de lucro em 18 por cento
2003-01-26 - Nova GameCube Nintendo a partir de 2005