É um dos jogos mais mais badalados dos últimos anos, demorou quatro anos a ser feito e os sucessivos adiamentos à data de lançamento resultaram até em ameaças de morte para Sean Murray, fundador do estúdio que criou No Man's Sky.

Para os jogadores norte-americanos, a espera terminou esta terça-feira. Para os portugueses, termina hoje.

No entanto, depois de todo o buzz criado em torno do jogo, as primeiras impressões a chegar à internet dão conta de que No Man's Sky é, afinal, um jogo pouco consensual que deverá conquistar ódios e paixões em igual número.

No site metacritic.com, esta é uma tendência que fica bem patente. No fecho deste artigo, o jogo já contava com 1.651 avaliações no portal, 823 negativas contra 755 positivas.

"Um jogo profundamente desapontante e aborrecido", escreve um utilizador. Logo abaixo, uma opinião contrária, "um jogo fantástico, uma das melhores experiências que tive em muito tempo". Depois, outro jogador dá voz a uma impressão mais desapontada, "tão entediante [...] assim que saírem do primeiro planeta podem parar de jogar porque já viram tudo o que este 'jogo' tem para oferecer". "Um lindo e interativo universo que se vai tornar no teu jogo do ano", escreve, em contraste, outro utilizador.

Estas oscilações correm por centenas de comentários, tão depressa refletem tristeza como alegria. Em suma, as expetativas parecem sair defraudadas depois de uma temporada de hype onde quase todos pareciam concordar que No Man's Sky seria um dos melhores títulos desta geração. No entanto, vale a pena experimentar. Entre amores e ódios, quem sabe se o leitor não será um dos apaixonados pelo jogo.