Os rumores estavam certos e a Nokia acaba de apresentar os seus novos smartphones Lumia, em Nova Iorque. O primeiro a ser mostrado foi o novo topo de gama Lumia 920, cujas características entretanto reveladas permitem confirmar algumas das informações que vinham sendo "adivinhadas" por meios especializados e blogs.

O dispositivo vem, de facto, equipado com uma câmara Pure View, a tecnologia que se estreou no Nokia Pure View 808, mas ao contrário deste não traz uma câmara de 41 megapixéis, mas sim de 8,7 megapixéis. A empresa optou antes por focar-se em novas características como a tecnologia "floating lens" (ou tecnologia de lentes flutuantes) que promete reagir e adaptar-se aos movimentos da mão do utilizador para oferecer uma melhor captura de imagem e luz.

O ecrã é de 4,5 polegadas e estreia uma nova designação: "Pure Motion HD+", que segundo a empresa se fica a dever ao facto de apresentar uma resolução superior à HD e com algumas peculiaridades.

Para além da prometida definição das imagens, o ecrã será capaz de proceder ao ajuste automático do brilho e das tonalidades das cores consoante a intensidade da luz solar no ambiente onde se encontra, exemplifica a Nokia.

O processador do Lumia 920 é o novo Snapdragon S4, da Qualcomm, confirmou a fabricante.

Entre os destaques encontra-se ainda o carregamento sem fios da bateria do equipamento, que será fornecido com uma espécie de almofada de carregamento onde pode ser depositado começando automaticamente a recarregar. Além dos acessórios, a empresa está a trabalhar numa série de parcerias para colocar pontos de carregamento para os telefones em locais públicos, com a Virgin a ser apontada como primeiro exemplo, pela implementação do sistema em algumas zonas do aeroporto de Heathrow, Londres.

[caption]imagem: TeK[/caption]

A possibilidade de tirar partido dos recursos do serviço de mapas da Nokia mesmo quando não há acesso à Internet e a aplicação de realidade aumentada Nokia City Lens foram outros dos destaques. Esta última permite ativar a câmara do telefone numa cidade e encontrar pontos de interesse "escondidos" enquanto referências de realidade aumentada. Depois é possível solicitar mais informação ou interagir com os locais identificados, clicando sobre eles. A realidade aumentada será também integrada nos Nokia Maps, de forma semelhante.

No site da Nokia foi, entretanto, disponibilizado um vídeo de apresentação do equipamento:

Com todas as aplicações integradas na nova coqueluche da Nokia - como o City Lens, Nokia Maps e Nokia Music -, mas a pensar num público-alvo menos disposto a investir num topo de gama, a fabricante mostrou um smartphone também com Windows Phone 8, mas com ecrã de 4,3 polegadas, o Lumia 820.

[caption]Imagem: TeK[/caption]

Não é que a revelação não fosse esperada, mas terá conseguido surpreender alguns adicionando ao dispositivo a possibilidade de, também ele, usufruir da nova tecnologia de carregamento sem fios da bateria.

Neste caso será necessário recorrer a uma capa especial, uma vez que o modelo vem com capas amovíveis. Além daquelas que permitem ao utilizador assegurar que tem o telefone a condizer com a roupa, será possível comprar uma que assegure a compatibilidade com uma "almofada" de carregamento sem fios.

A câmara incluída é de 8 megapixéis, também com lentes Carl Zeiss Tessar, e o processador integrado é o mesmo que equipa o Lumia 920, o Snapdragon 4S, mas a bateria apresenta menor autonomia (é de 1650 mAh e não de 2000 mAh, como a do topo de gama).

Durante a apresentação a empresa não se pronunciou sobre preços ou datas de lançamento, num comunicado online afirma que ambos os modelos começam a ser comercialziados "em mercados selecionados" mais para o final do ano. A divulgação de mais detalhes foi remetida para depois.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes