(Atualizada) O primeiro smartphone da Nokia com Windows Phone acaba de ser apresentado em Londres, no Nokia World. Chama-se Nokia Lumia 800 e, no que ao design concerne, é muito parecido com o N9 - o smartphone com MeeGo recentemente lançado.

[caption]Nokia Lumia 800[/caption]

Tal como esperado, o CEO da Nokia, Stephen Elop, subiu ao palco esta manhã para mostrar ao mundo o primeiro dispositivo nascido da parceria anunciada em fevereiro pelas gigantes do software e dos telemóveis.

Disponível em preto, azul ou magenta, conta com um ecrã táctil de 3,7 polegadas, um processador de 1,4 GHz e 16 GB de memória interna.

Apesar das semelhanças físicas com o Nokia N9, o modelo com Windows Phone integra um botão dedicado à câmara, ao contrário do telefone com SO de código aberto. A lente é Carl Zeiss (f/2.2) e mereceu especial destaque durante a apresentação.

[caption]Nokia Lumia 800[/caption]

Tal como prometido, o terminal equipado com Windows Phone Mango, conta também com alguns diferenciadores ao nível do software, face a dispositivos Windows Phone fabricados pelas concorrentes.

Nokia Drive, Mix Radio e um agregador de conteúdos do canal de desporto ESPN são os exclusivos para quem optar por um Windows Phone da Nokia. Todos eles serão de acesso gratuito.

O Nokia Drive é um sistema de navegação por voz, o primeiro apresentado para um Windows Phone, enquanto o Mix Radio se traduz na possibilidade da aceder a listas de reprodução de música sem que o utilizador tenha de pagar subscrições ou autenticar-se quando quer usar o serviço. O utilizador pode criar as próprias listas ou escolher entre as "centenas" predefinidas pela Nokia.

Além das características exclusivas do modelo, que sairá da fábrica ao preço de 420 euros (antes de taxas e impostos), foram ainda destacados pontos como o acesso a 25 GB de espaço para armazenamento na nuvem, com recurso ao SkyDrive, da Microsoft, ou a integração com o Xbox Live, que lhe advêm da "filiação" Windows Phone.

Este não foi, no entanto, o único Windows Phone apresentado hoje pela Nokia. Com um ecrã de dimensões igualmente generosas (3,7 polegadas), o mesmo processador de 1,4GHz e um leque alargado de cores (branco, preto, azul, rosa, amarelo), foi lançado o Lumia 710.

[caption]Lumia 710[/caption]

O calendário de lançamentos está alinhado com o do Nokia Lumia 800, mas o preço será inferior. O equipamento vai custar 270 euros, antes de taxas e impostos.

O evento serviu ainda de lançamento para uma nova gama de terminais Series 40, que teremos oportunidade de detalhar na Montra TeK de hoje.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico